Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0302 - SINAIS, PROSPERIDADE E FERMENTO

 


Ora, tendo os discípulos passado para o outro lado, esqueceram-se de levar pão. E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Eles, porém, discorriam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão (Mt 16.5-7).


Dois episódios milagrosos haviam ocorrido por aqueles dias em que Jesus fez esta advertência aos Seus discípulos, isto é, as duas multiplicações dos pães, uma para cinco mil e outra para quatro mil homens, fora mulheres e crianças (Mt 14 – 15).

Mas agora, os fariseus e os saduceus se aproximam de Jesus para tentá-lo, pedindo um sinal do céu (v. 1). Os judeus eram assim mesmo, para crerem em alguma coisa ou em alguém, exigiam algum sinal do céu. Paulo disse em sua carta: “os judeus pedem sinais, enquanto os gregos buscam sabedoria” (1Co 1.22). Mas Jesus deixou aqueles homens à sua própria sorte, dizendo que não lhes daria sinal algum, senão o do profeta Jonas (v. 4).

Jesus censurou os fariseus e saduceus por conhecerem a meteorologia de seu tempo, mas não conhecerem os sinais dos tempos (v. 3). Para Jesus, os sinais do cumprimento profético eram mais fáceis de serem percebidos do que os sinais da previsão do tempo! Isto ficou na mente de Jesus.

Quando os discípulos foram com Jesus para o outro lado do mar da Galileia esqueceram-se de levar pão. Nosso Senhor, ainda impressionado com a incredulidade dos fariseus e saduceus, alertou a Seus discípulos que vigiassem sobre o fermento deles. Os discípulos, por terem se esquecido de levar pão, pensaram que Jesus os estava censurando por esse motivo.

Mas o Mestre lhes explicou que isso não era problema, pois Ele havia executado dois milagres com pouquíssimos pães para grandes multidões! O problema não era a falta do pão, mas o cuidado que deve haver com a doutrina do evangelho! Os discípulos entenderam isso depois que Jesus os repreendeu (v. 12).

Infelizmente, muitos pregadores e igrejas hoje estão preocupados com o alimento material, com a prosperidade, com os sinais do céu, com as curas, com os dons miraculosos, mas não estão preocupados com o que realmente deveriam, a saber, com as falsas doutrinas! Para Jesus, ainda que falte o que é material, Ele irá prover, como fez com aquelas multidões, mas que não falte a verdadeira Palavra! Entretanto, para a maioria dos que superlotam os templos hoje, não importa que tipo de doutrina esteja ouvindo, desde que se sinta suprida em suas ambições diárias.

Infelizmente, estes seguidores de fariseus e saduceus dos nossos dias também não se cansam de tentar o Senhor, pedindo-Lhe sempre um ou outro sinal do céu. Nunca vão crer! Estão atrás de pão, estão em busca da comida que perece, querem sinais e mais sinais porque suas mentes terrenas são incapazes de se satisfazer.

Não haverá sinal algum para os tais e, ainda que houvesse, eles jamais seriam capazes de discernir, pois suas mentes estão entupidas e inchadas pelos fermentos das falsas doutrinas. Querem suprir seus olhos com sinais, sua barriga com prosperidade e seus ouvidos com fermento!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Sim! E não mudou nada nos dias de hoje, pelo contrário multiplicou com falsas doutrinas.
    Loide IMVC

    ResponderExcluir