Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0290 - O QUE DAVI PRECISAVA APRENDER SOBRE A CASA DE DEUS

 


Esse me edificará casa; e eu estabelecerei o seu trono para sempre (1Cr 17.12).


Quando o rei Davi percebeu que morava em um palácio bem elaborado e a arca do Senhor ficava numa tenda, logo ele pediu a Natã, o profeta, que o abençoasse num projeto de construir também uma casa para Deus (v. 1).

O profeta Natã primeiro responde como qualquer psicólogo conselheiro de hoje diria: “Faze tudo quanto está no teu coração”. No caso de ser um conselheiro cristão, acrescentaria a frase final: “Deus é contigo” (v. 2). Simples a resposta. Mas não para Deus.

A partir do v. 3 lemos que Deus aparece para Natã e lhe diz no v. 4: “Tu não edificarás casa para mim”. Deus diz a Natã que desde os dias dos juízes, Ele jamais havia pedido a nenhum deles que Lhe edificasse uma casa. Deus não estava com inveja da casa de ninguém.

Davi precisava entender algumas coisas: uma delas é que Deus ordenou que se fizesse o tabernáculo como uma simples tenda porque futuramente Seu Filho também Se despiria de toda Sua glória para Se fazer tenda entre os homens (Jo 1.14; Fp 2.7). Os elementos do tabernáculo eram preciosos em seu revestimento, mas simples em sua estrutura. A arca da aliança, por exemplo, era revestida de ouro, mas seu interior era de madeira (Êx 25.10,11)! Isso apontava para as duas naturezas de Cristo – Homem-Deus!

Davi precisava entender também que Deus é quem edifica casa para nós e não o contrário (vs. 7-10). Deus o havia tirado de detrás da malhada para que fosse príncipe de Seu povo. Deus é quem foi com Davi, eliminou seus inimigos e engrandeceu seu nome! Deus é quem daria um lugar seguro e eterno para Seu povo e ninguém poderia fazer isso para Deus! Jesus disse: “Vou preparar-vos lugar” (Jo 14.2).

Davi também deveria entender que quando Deus permitiu que seu filho Salomão edificasse o templo posteriormente e esse templo, mais tarde, fosse destruído por Nabucodonosor, simbolizava que Jesus viria a este mundo e seria morto numa cruz. Quando Zorobabel reconstruiu o templo, Deus disse pelo profeta Ageu que a glória daquela última casa seria maior que a da primeira (Ag 2.9). Aquilo apontava para a ressurreição de Seu Filho e o derramamento do Seu Espírito sobre a última casa de Deus, que é a igreja.

Davi precisava entender que Deus não estabeleceria Salomão para sempre e sim seu trono (v. 14). Jesus, como herdeiro legítimo do trono de Davi, foi estabelecido para sempre e Seu reino não terá fim. O autor aos Hebreus escreve que Deus diz “acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino” (Hb 1.8).

Finalmente, Davi tinha que entender que Deus habitaria, não em um lugar, mas em pessoas, em Seu povo, em Sua igreja, hoje pelo Espírito Santo, mas escatologicamente, habitará eternamente conosco no novo céu e na nova terra: “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Ap 21.3). Essas são apenas algumas coisas que Davi precisava aprender sobre a casa de Deus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário