Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0303 - SÓSTENES E OS CRENTES PÓS-MODERNOS

 


Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes à igreja de Deus que está em Corinto (1Co 1.1,2).


Há muitos cristãos em nossos dias que afirmam que quando não eram cristãos, suas vidas eram mais pacatas e tranquilas. Porém, depois que se converteram a Cristo, as dificuldades, perseguições e tentações passaram a ser algo constante em seu cotidiano como crentes. De fato, muitos deles chegam a desistir da vida cristã por causa dessa diferença de vida, antes e depois de Cristo.

Diante de uma mensagem triunfalista que muito se prega nos dias atuais ao invés do evangelho, a ideia que essas pessoas fazem de seguir a Cristo é sempre romântica e cheia de contos de vitória. Os que enfrentam dificuldades e desafios acabam tendo até receio de dizer como vai sua vida, pois, como vai falar de problemas, sendo que a maioria dos irmãos só testemunha bênçãos?

Quando Paulo escreve esta carta aos coríntios, ele está junto com um irmão chamado Sóstenes. Ele era de Corinto, mas estava em uma viagem missionária com o apóstolo em Éfeso. Paulo diz que iria ficar em Éfeso até a festa de Pentecostes (16.8), portanto, foi de Éfeso que Paulo escreveu esta carta aos coríntios.

Sóstenes era dono de uma sinagoga em Corinto e, quando Paulo esteve ali para pregar o evangelho, utilizou-se da sinagoga de um homem chamado Tício Justo. Outro chamado Crispo, o principal da sinagoga se converteu (At 18.7,8). Depois Paulo usa a sinagoga de Sóstenes durante um ano e meio, pregando o evangelho ali em Corinto, onde muitos se convertem, inclusive Sóstenes.

Depois, os judeus, cheios de inveja, levaram Paulo ao tribunal de Gálio, um procônsul romano na região coríntia da Acaia, para que fosse julgado. A acusação era que Paulo incitava as pessoas adorarem a Deus contrariamente à lei romana. Mas Gálio expulsou os judeus de seu tribunal, dizendo que não entrava nessas questões religiosas dos judeus.

O que os judeus fizeram? Pegaram Sóstenes, o principal da sinagoga onde Paulo pregava, e o espancaram na frente daquele governador (At 18.17). E a Bíblia diz que Gálio não se importava com essas coisas.

Se Sóstenes fosse um crente dos nossos dias, certamente teria se desviado, diria que não queria mais saber de Cristo, teria culpado Paulo por tê-lo feito apanhar por causa da pregação do evangelho e outras coisas mais que muitos crentes falam hoje, mesmo não passando por metade do que Sóstenes passou.

No entanto, aqui está ele, alguns anos mais tarde, em uma viagem missionária com o apóstolo Paulo, ajudando-o a escrever uma carta para seus irmãos coríntios, crente, firme, sabendo que foi para isso mesmo que o Senhor os chamou.

A diferença entre Sóstenes e muitos crentes de hoje é exatamente o conteúdo da pregação. O verdadeiro evangelho fala que Cristo usa o sofrimento para nos aperfeiçoar. O falso evangelho pós-moderno fala que você usa a Cristo para prosperar. Nas adversidades e sofrimentos teremos crentes Sóstenes que permanecerão na fé?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário