Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 1 de março de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0305 - OVELHAS PARA O MATADOURO

 


Entregaste-nos como ovelhas para o corte e nos espalhaste entre as nações (Sl 44.11).


O Salmo 44 é um salmo de lamentação. Os salmistas (os filhos de Corá) estão lamentando o fato de sofrerem dura derrota em alguma batalha, enquanto se lembram das histórias que seus pais contavam dos grandes livramentos que Deus havia proporcionado a Seu povo ao longo da história de Israel (v. 1).

É interessante observarmos como as histórias relatadas de pai para filho exaltavam apenas a Deus e não ao povo. No v. 2 eles dizem que foram as próprias mãos de Deus que realizaram os grandes feitos, tanto de libertação como de conquistas. “Não foi por sua espada”, dizem eles no v. 3, “que possuíram a terra”. Hoje, o que mais escutamos são pregadores exaltando a nação de Israel...

Outra coisa interessante é que na antiga aliança, se o povo de Deus não fosse fiel, seria entregue como ovelha para o matadouro (vs. 11,22). Já na nova aliança, o apóstolo Paulo usa este mesmo salmo para dizer o contrário: se o povo de Deus for fiel é que será levado como ovelha para o matadouro!

Algo que a igreja dos nossos dias precisa entender é que não fomos chamados para ser como o Israel antigo, cumulado de bênçãos materiais enquanto fiel à aliança. Mas que fomos chamados para seguir os passos do nosso Senhor. Ele disse que não é o servo maior que seu Senhor. Se O perseguiram, perseguirão a nós também (Jo 15.20).

O apóstolo Paulo nos ensina em Romanos 8 que seremos realmente cercados de adversidades e perseguições. Mas para isso fomos chamados. Ele nos alerta dizendo: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Rm 8.35). Então no v. 36 ele cita esse salmo – somos como ovelhas entregues ao matadouro todos os dias por amor de Cristo!

As circunstâncias citadas por Paulo são de sofrimento, rejeição e perseguição. No entanto, nem mesmo estas coisas podem ser capazes de nos separar do amor de Cristo. Ele diz no v. 37 que é em todas estas coisas que somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. É nisso tudo que somos hipervencedores, mas somente por meio, através de Cristo Jesus!

Se, por amor de Cristo, estivermos caminhando para o matadouro, não devemos ficar como os filhos de Corá. Não temos nada que exigir de Deus, pelo contrário, para nós, da nova aliança, deve ser motivo da maior honra que pode ser concedida a um seguidor de Cristo – caminhar para o abate, no mesmo corredor da morte em que foi condenado nosso Senhor!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: