Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0284 - CIRO LIBERTOU JUDEUS, JESUS LIBERTA OS POVOS!

 


Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. Eu, na minha justiça, suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade e libertará os meus exilados, não por preço nem por presentes, diz o SENHOR dos Exércitos (Is 45.1,13).


Cerca de 200 anos antes de o rei Ciro existir, o profeta Isaías falou a seu respeito, como quem o tivesse conhecido pessoalmente. Judá nem mesmo tinha sido levada para o cativeiro babilônico, e o profeta já falava de seu retorno através da ordem deste rei. Isaías morreu ainda antes que o cativeiro babilônico acontecesse, mas já profetizava sobre o retorno do povo de Deus por meio do rei Ciro.

Judá foi para o cativeiro sim, mas no ano 538 a.C., no primeiro ano do reinado de Ciro, o rei persa, assim como Isaías predisse, proclamou um edito de libertação e autorizou o retorno do povo judeu para sua terra (Ed 1.1-3).

O que acontece aqui é o domínio e a soberania do Senhor! E para que as pessoas não pensassem que isso era obra do acaso, o próprio Deus diz por meio de Isaías, ainda no contexto de Ciro: “Desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade” (46.10).

O que acontece aqui é o que disse o sábio: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina” (Pv 21.1). Não é dos reis que procedem as decisões. Estas vêm do Senhor. E Ele estabelece por meio de quem tais decisões serão cumpridas. Mas elas têm que se cumprir, pois Ele já as determinou!

Deus também estabeleceu que um dia viria um Rei maior que Ciro ou qualquer outro rei que já existiu na face da terra. Este Rei seria humilhado para nos salvar do cativeiro do pecado e da morte. Mas Seu Pai O exaltaria acima de tudo e todos, para que todos um dia viessem dobrar seus joelhos e com suas línguas confessar que Ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis para a glória de Deus Pai!

E isto também aconteceu! Jesus Cristo veio. Não foi na glória humana que Ele veio, pois Se despiu de Sua própria glória! Pra quê se vestiria de glória passageira, Aquele que Se despiu por um pouco da glória eterna? Ele nos libertou do cativeiro das trevas e nos conduziu para a Jerusalém celestial...

Jesus é mais que Ciro, e Isaías também falou dEle. Aliás, muito mais que qualquer outro profeta. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre” (9.6,7).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário