Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0293 - TORRES DE PAPEL

 


Os bens do rico são a sua cidade forte, e como uma muralha na sua imaginação (Pv 18.11).


Os homens sempre buscam refúgio em alguma coisa ou em alguém para aliviar seus temores. Não há ninguém que se diga autossuficiente, que somente em si mesmo esteja a sensação de proteção e que não precise de algo externo a si para se proteger.

O sábio deste provérbio disse que a fortaleza do rico são os seus bens. Na imaginação do homem de posses, suas riquezas são como uma muralha. Na realidade é a sua proteção constante. Se isso se desabar, ele se tornará o homem mais exposto e indefeso da face da terra.

Há outras coisas em que os homens confiam como sendo sua fuga. Não é somente o dinheiro, mas pessoas buscam seu refúgio em jogos, amizades, festas, vícios, prazeres e muito mais. Há neste mundo uma infinidade de sugestões para o homem medroso sentir-se ancorado. Muitos buscam seu amparo na autoafirmação, socorro em seus diplomas, suas dezenas de formaturas, outros ainda afundam-se nas ideologias e brigas de protestos revolucionários.

Mas o v. anterior deste provérbio nos diz: “Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio”. Sim, aqui está o verdadeiro refúgio para o homem. As riquezas são passageiras, os vícios são anestésicos, a autoafirmação e a fama são um fardo para parecer diante das pessoas que se tem uma proteção e que se causa uma impressão. Mas o nome do Senhor, o nome do “Eu Sou”, o nome de Jesus Cristo, é a única torre forte para o ser humano amedrontado!

Nome não quer dizer a nomenclatura, mas refere-se à personalidade, àquilo que a pessoa representa, ao que ela é na verdade! O nome do Senhor fala de todas as Suas características, fala de Seus atributos, tudo aquilo que Ele é, que é qualificado pelos nomes com os quais Ele Se apresenta na Escritura!

Ele é o “Eu Sou”, o Deus que nos vê, o Senhor que nos sara, o nosso Pastor, Ele é o Deus Forte, o Príncipe da Paz, a nossa bandeira, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, nosso Protetor, nosso Redentor e tantos outros qualificativos que realçam o único Deus em quem, confiando, não precisaremos de outras torres que facilmente se desabam.

A essa Torre correm os justos e não serão decepcionados! Estarão em um alto refúgio e seguros. Não seguros dos problemas que nos amedrontam aqui nesta vida tão incerta, mas seguros para sempre do eterno tormento que aguarda na eternidade os que confiaram em torres de papel...

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: