Tu és toda formosa,
querida minha, e em ti não há defeito (Ct 4.7).
O mais romântico, belo e encantador livro da Bíblia, Cantares de Salomão, que reflete o amor apaixonado e sublime, puro e necessário, do noivo para com sua amada! Desenha com palavras as formas mais singelas e perfeitas do amor! Traduz em forma poética e musical a excelência que jorra de dois corações que não se importam em expressar seu amor mútuo.
Ele não vê defeito nela! Não há nenhuma imperfeição que não seja corrigida pelas lentes do amor de seu noivo! Talvez ela não seja a seus próprios olhos, ou aos olhos de outrem. Mas isto não diz respeito ao amor que brota do coração verdadeiro e jorra pelo sentido da visão do seu amado!
Ela é toda formosa! Ele não escolhe partes para elogiar... não há dicotomia nem preferências! O que existe aqui é completude, totalidade do querer, desejo que se converte em admiração profunda, onde as falhas e defeitos são substituídos por olhares carinhosos e amáveis!
Ela é sua querida! É o objeto de seu desejo e amor! E, além do mais, ela lhe pertence! É tão arrebatado pela formosura e beleza que contempla, tão envolvido pelo amor que lhe completa, que sua voz sussurra apertada e trêmula: “em ti não há defeito”!
É que ele a contempla pelos olhos do amor! Este lhe é mais desejável do que o vinho (v. 10)... Seu perfume o encanta... leva-o além de todos os jardins! Não lhe preenche apenas o sentido da visão, mas também do olfato, pois sua fragrância é capaz de arrebatá-lo para o mais doce paraíso!
Seu desejo atravessa os sentidos e lhe chega ao paladar (v. 11). Saboreia de seus lábios mel e leite e, extasiado, proclama seu amor incontido por ela! Ele deixa a audição para ela, pois aqui ele quer falar, expressar e se derramar de amor por sua noiva!
Assim, reservou Deus um livro de Sua Palavra para expressar o amor verdadeiro, para ser uma ode ao matrimônio e um hino ao casamento! Nada de pecado... tudo de amor profundo e bem estabelecido!
Cristo também olhou para Sua noiva, Ele a lavou,
purificando-a por Sua Palavra (Ef 5.26). Perfuma Sua noiva a cada dia com a
fragrância do Seu Espírito e prepara vestes de louvor para ela todos os dias
(Is 61.3)! Ele um dia apresentará Sua noiva a Si mesmo como igreja gloriosa,
sem mácula nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito (Ef 5.27)!
Como é bom ser a amada deste Noivo Sublime! Como é belo e perfeito o Seu amor!
É amor tão perfeito que, por nos amar, também nos aperfeiçoa!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário