Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 24 de fevereiro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0299 - O SENHOR QUE COMPLETA TUDO É COMPLETADO PELO SEU POVO

 


Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor (Sl 148.14).


O Salmo 148 é uma convocação de adoração e exaltação ao Senhor, o Deus único e verdadeiro. O v. 1 mostra que esta convocação começa desde os céus: “Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas”. E a partir do v. 7, mostra que toda terra também deve participar dessa exaltação: “Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos”.

Este salmo não tem o nome “Deus”, porque o salmista não quer apresentar ao seu público um cântico a um Deus que pode ser confundido genericamente. Mas ele sempre chama este Deus de “Senhor”, o nome pelo qual Deus Se revelou para o Seu povo (Êx 3.14).

Os anjos são convocados a louvarem ao Senhor (v. 2). O mundo invisível, espiritual se prostra diante da majestade e do domínio do Senhor. Todo exército espiritual, seja ele de Deus ou do mal, deve reverenciar e adorar o nome excelso e sublime do Senhor. Não é diferente com os exércitos estelares. Sol, lua, estrelas, firmamento, chuvas e tudo que diz respeito à astronomia, devem louvores ao seu Criador! O Senhor os criou e lhes estabeleceu leis físicas que devem ser respeitadas e obedecidas (vs. 3-6).

Também no reino terrestre, toda criação deve louvor ao Senhor. Os maiores animais, os mares e seus abismos, fogo, gelo, vapores e ventos, tempestades, furacões e tudo mais que obedece às ordens do Criador são chamados para dar-Lhe glória (vs. 7,8). Os montes, os vales e todas as árvores, toda vegetação engrandeçam ao Senhor (v. 9). O v. 10 engloba todos os animais em quatro distinções: feras, gados, répteis e aves. Nenhum ser terrestre se ausenta da responsabilidade do louvor a Deus!

Os homens todos também são exigidos que louvem ao Senhor. Sejam eles reis ou povos, príncipes, políticos, juízes, rapazes, moças, velhos e crianças (vs. 11,12). Todos os povos, raças, tribos, línguas, nações, classes sociais, etárias, econômicas, étnicas, ninguém está isento de reconhecer o que diz o v. 13: “Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu”.

Ao olharmos essa gigantesca apresentação de nosso Senhor, jamais imaginaríamos que Ele separaria um povo para Si. Mas é o que o salmista diz no último verso. Deus exaltou o poder de Seu povo. Era Israel naquela antiga aliança, que tipificava o povo eterno de Deus, a igreja. Paulo também diz que Deus deu Jesus para ser Cabeça da igreja, mas também deu a igreja a Jesus para completá-lo! Observe neste versículo como Paulo chama a igreja de “plenitude de Cristo”...

Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância” (Ef 1.22,23 – NVI). O Senhor que completa tudo Se permite ser completado pelo Seu povo!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: