Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 25 de março de 2024

SÉRIE - OS DONS ESPIRITUAIS (PARTE 07)

 


Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons” (1Co 12.31).


O entendimento generalizado dos crentes sobre este versículo (e mais outros dois semelhantes – 1Co 14.1,39) é de que o apóstolo Paulo está ordenando que busquemos dons espirituais. Porém, nossa tradução não foi feliz nestes versículos.

O texto grego, literalmente, está assim: “Zelai, porém, dos dons, os maiores” (ou melhores, dependendo do manuscrito). Simplesmente não há recomendação alguma de Paulo para que os crentes busquem dons. Ele apenas ordena (o verbo “zelar” está no imperativo ativo) que os crentes zelem, cuidem dos dons, os melhores, no caso, para a edificação da igreja.

Nossa tradução infeliz gerou nos crentes carismáticos uma busca frenética por dons espirituais, principalmente aqueles que Paulo não considera os “melhores”, como o dom de línguas, por exemplo! Há anos temos presenciado campanhas de oração, subidas a montes, vigílias quase convulsivas em busca do dom de línguas, ou algum outro dom miraculoso!

Mas se observarmos bem o texto, buscar dons espirituais, como se por nosso pedido o Espírito Santo fosse nos conceder o que gostaríamos, isso iria contra o v. 11, onde Paulo diz: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”. O verbo “querer” é um verbo muito forte no grego (boulomai). Ele significa um “querer determinado”. Diferente de thelō, que é um “desejo”, ou como “gostaria”.

Isso mostra que o Espírito distribui os dons como Lhe convém, como Lhe parece melhor. Nossos pedidos estão fora de qualquer interferência sobre Seu agir. O erro de “pedir” dons é um erro de falta de conhecimento, mas para qualquer leitor atento, no mínimo, ele perguntaria “por que temos que buscar dons, se o v. 11 diz que o Espírito distribui como quer”?

A lição que tiramos dessa reflexão é que devemos, antes de buscar algum dom que gostaríamos, descobrir qual foi o que o Espírito nos concedeu. Porque se fôssemos receber dons por pedidos, é quase certo que ninguém pediria dons considerados “menores”. Quase ninguém pediria um dom de serviço, por exemplo. A maioria pediria dons que o destacassem no meio da igreja – motivação errada (orgulho). Por isso o Espírito distribui como quer e não depende do nosso pedido para nos dar os dons.

Segundo, devemos estar satisfeitos com aquilo que recebemos. Por menor que possa parecer o dom com o qual fomos contemplados, isso faz parte da sabedoria do Espírito Santo e do Seu bom querer para com Sua igreja. Somos vasos de barro que carregam preciosidades por dentro. Mas a glória é de Deus e não de nós.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário