Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 8 de março de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0311 - RIO DE SANGUE E RIO DE VIDA

 


Fizeram Moisés e Arão como o SENHOR lhes havia ordenado: Arão, levantando o bordão, feriu as águas que estavam no rio, à vista de Faraó e seus oficiais; e toda a água do rio se tornou em sangue (Êx 7.20).


O antigo Egito tinha em alta consideração as águas do Nilo que, depois das suas inundações, deixavam as terras próprias para o plantio. Naturalmente, os egípcios transformavam toda essa estima em adoração e chamavam o Nilo de deus Hapi. Era um deus representado como um homem de barba, mas também tinha seios, simbolizando a fertilidade, tinha também um ventre avantajado, representando a fartura e, às vezes era desenhado com sandálias, sinal de riqueza.

O sinal que Deus transmitiu a faraó, ao transformar aquelas águas em sangue, foi um golpe fatal na ideia egípcia sobre esse suposto deus _Hapi_. O sangue era um recado que Deus estava passando: nenhum outro deus pode me resistir. O “assassinato” de Hapi foi demonstrado visivelmente com sangue nas águas adoradas do Nilo!

Os vs. 22,23 mostram que faraó se endureceu e não se importou com este sinal, pois seus magos também repetiram este sinal em outras águas com suas ciências ocultas e encantamentos. Os homens dos nossos dias também são assim. Eles pensam que o fato da ciência explicar algumas coisas, isso justifica desconsiderar os recados de Deus.

Nem sempre significa que os sinais de juízo divino converterão as pessoas que os presenciam ou por eles são atingidas. Em Apocalipse encontramos pessoas que foram feridas por Deus pelas pragas dos dias finais e, mesmo assim, não se arrependeram para dar-Lhe glória (Ap 16.9,11).

Assim como Deus desferiu um golpe sobre cada um dos deuses egípcios daquela época, demonstrando que somente Ele é Deus e não há outro, assim também em nossos dias, Deus tem demonstrado que os pensamentos dos homens são vãos. O pensamento iluminista foi substituído pelo moderno, que foi substituído pelo pós-moderno, que já está sendo substituído pela altermodernidade, segundo o curador de arte contemporânea, o francês Nicolas Bourriaud.

Segundo ele, nem somos mais modernos, nem pós-modernos; agora somos “seres de uma nova era em que se age e cria a partir de uma visão positiva de caos e complexidade”, disse Bourriaud, definindo o conceito de altermodernidade.

Enquanto novas eras tombam mortas umas sobre as outras, os sinais de juízo são manifestos diante da apatia indiferente dos faraós de nossos dias que, sem nenhum pesar, viram suas costas para Deus, carregando multidões hipnotizadas para o castigo de seus pecados.

Os rios da nossa geração já estão em sangue, embora muitos não consigam ver. Mas há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus (Sl 46.4). O rio do Espírito que flui do interior daquele que crê em Jesus como diz a Escritura (Jo 7.38,39). Por onde esse rio passa não aterroriza com sangue e morte, mas produz vida, alimento e saúde (Ez 47.7-12).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário