Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 20 de março de 2024

SÉRIE - OS DONS ESPIRITUAIS (PARTE 04)

 


E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia (1Co 12.10).


O dom de operar maravilhas é diferente dos dons de curar. Enquanto que os dons da cura dirigem-se a enfermidades, o dom de operar maravilhas age surpreendendo as leis naturais, executando poder sobrenatural. Multiplicar pães, por exemplo, é uma operação de maravilha. Ou, quando Paulo ordenou que o mago Elimas ficasse cego e isso aconteceu na hora (At 13.11)!

No grego lemos “execução de poder”. Sendo assim, quando Paulo foi picado por uma víbora e nada lhe aconteceu, isso foi um exemplo de operação de maravilha (At 28.3-6). Entretanto, devemos distinguir entre os milagres que Deus faz sem a intermediação de ninguém e os milagres que são feitos através de uma pessoa a quem o Espírito concedeu este dom. Deus fez e faz maravilhas todos os dias, mas nem todos os dias encontramos alguém a quem Ele concedeu o dom de operá-las.

O dom de profecia aqui nada tem a ver com a pregação. Pregar é expor as Escrituras, profetizar aqui é falar algo que recebeu como mensagem direta de Deus, embora não sendo inspirativo para o cânon. Também não significa a inspiração que os profetas da velha aliança recebiam para falar inerrantemente para o povo de Deus. Também não se refere aos apóstolos que eram profetas, nem mesmo aos profetas que eram companheiros dos apóstolos, como em At 13, por exemplo, ou Ef 2.20.

Profecia aqui é o mesmo que o dom de revelação (1Co 14.29,30). Porém, não a revelação inspirativa da Escritura, como ensinado em Bibliologia. Isso já acabou. João foi o último a receber esse tipo de revelação. Mas a revelação carismática, isto é, como um dom do Espírito, era comum na igreja de Corinto e não há razão para descartá-la ainda hoje. Vejamos por quê.

Primeiro, porque ela não está no grau de inspiração profética equivalente à Escritura. Como dissemos, isso já se encerrou. Segundo, porque sendo um dom carismático, a pessoa que o recebe não significa que tenha a maturidade necessária para usá-lo. Um exemplo é Ágabo, um profeta da igreja primitiva que, apesar de ser homem de Deus, falhou em alguns aspectos de uma profecia que ele deu acerca de Paulo (At 21.11).

Portanto, não existem mais profetas inspirados como os do AT nem existem profetas com a mesma autoridade dos porta-vozes dos apóstolos antes das cartas serem escritas. Mas sem dúvida alguma, há pessoas que receberam do Espírito o dom de profetizar sobre outros assuntos para edificação da igreja, por meio de alguma mensagem que lhes é revelada por Deus (1Co 14.26).

No último dia, alguns dirão a Jesus: “Senhor, em Teu nome profetizamos” (Mt 7.22,23). Mas a resposta é que o Senhor nunca os conheceu, isto é, nunca teve uma relação íntima com eles. Isso prova que nem todos que participam destes dons miraculosos de 1Co 12 são salvos. Os dons não significam salvação. Mas o conselho de Paulo com relação ao dom da profecia é: “Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal” (1Ts 5.20-22 – NVI).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário