Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 10 de março de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0312 - HOMENS IRADOS CONTRA DEUS!

 


A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o SENHOR que o seu coração se ira (Pv 19.3).


Sempre que o homem deseja pecar, ele desconsidera os atributos ou a própria existência de Deus. Davi já dizia no Salmo 14 que o homem néscio, cheio de estultícia ou tolice, diz no seu coração “não há Deus” para continuar se corrompendo em seus pecados.

No entanto, quando as consequências sobrevêm, o mesmo homem que antes negava a Deus, agora se ira contra Ele, culpando a Deus pelos seus infortúnios. Mas afinal, o que faz com que uma pessoa racional odeie a Deus?

O problema do homem é que Deus existe. E Ele existe como Ele é e sempre foi: santo! Interiormente todo homem sabe disso. Por isso é que toda pessoa racional tem o senso de bem e mal. Deus, como padrão do sumo bem, justamente por existir, é que norteia o homem no seu paradigma do que é bom ou mau.

Porém, o pecado herdado se tornou um gene inseparável de cada ser humano. Todos nascem contaminados com ele. Logo, sua tendência é viver nisso, pois é isso que faz parte de sua natureza. Por isso, o fato de Deus existir, e santo como Ele é, incomoda o homem que desejaria viver sossegado em suas iniquidades, sem que nenhuma ideia do que é bom ou certo viesse incomodá-lo.

Acontece que esse sossego é simplesmente impossível. Deus não vai abandonar tudo ao acaso porque os homens querem viver em um caminho pervertido. O Senhor sempre será um incômodo à mente tola do homem. Não o deixará em paz em nenhum momento. Por isso a ira do homem se acende contra Deus. Ele gostaria de viver em seus pecados sem que Deus o incomodasse, mas isso não vai acontecer.

O modo tolo de o homem pensar o levará sempre a caminhos tortuosos, pois seu pensamento natural é oposto ao pensamento divino. Mas ele sempre odiará a Deus por causa disso. A santidade de Deus revelada em Sua lei e proclamada por Seu povo vai perturbar as consciências tolas dos homens ímpios.

Por isso a igreja nunca deveria adocicar a mensagem do evangelho, porque é isso que o homem perverso quer. Ele deseja uma mensagem que não lhe perturbe nem lhe incomode em seu modo de vida, pois isso sua consciência já faz. Quando a igreja proclama uma mensagem meiga para o pecador, ele encontra uma falsa tranquilidade em que se apoiar para continuar em seus pecados sem arrependimento.

Devemos proclamar a verdade, ainda que os homens se irem contra Deus e contra nós. No último dia Deus é quem vai mostrar o que é de Quem é a verdadeira ira!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário