Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 19 de março de 2024

SÉRIE - OS DONS ESPIRITUAIS (PARTE 03)

 


E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar (1Co 12.9).


No grego bíblico há duas palavras que são traduzidas para “outro”. Uma é héteros e a outra é állos. Quando Jesus diz que vai enviar “outro” Consolador, Ele usa a palavra állos, indicando que o Espírito é “outro” Consolador, mas da mesma essência. Héteros já significa “outro” de especificação diferente.

Quando lemos em 1Co 12 a lista de dons no grego bíblico, encontramos de modo impressionante o apóstolo Paulo sendo meticuloso quando escreve a palavra “outro” nos versículos dos dons. Ele sabe exatamente quando usar a palavra állos e quando usar a palavra héteros. No v. 8 ele diz “a um” é dado; já no restante da lista, ele não repete mais esse termo, e sim sempre “a outro”.

Porém, cuidadosamente ele sabe quando usar essas duas palavras distintas. Quando ele usa héteros, dá para perceber que o dom a que se refere é completamente distinto do anterior; já quando usa állos, percebemos que o próximo dom tem tudo a ver com o anterior. Por exemplo: quando ele diz no v. 8 que “a um” foi dada a palavra da sabedoria e “a outro” a palavra do conhecimento, ele usa állos. Por quê? Porque ambos os dons são semelhantes.

Já aqui no v. 9, quando ele fala do dom da fé, ele usa a palavra héteros, ou seja, o dom da fé não está na categoria do dom da palavra de sabedoria e conhecimento que ele falou no v. anterior! Porém, quando ele continua, depois da fé, falando sobre os dons de curar, ele usa állos, significando que os dons de cura estão na mesma categoria de dons milagrosos que a fé.

Concluímos assim, que a fé que ele fala aqui não é a fé salvadora, nem a fé confessional, que se adquirem por ouvir o evangelho ou pelos estudos bíblicos. Mas ele fala da fé miraculosa, aquela que crê convictamente que Deus irá realizar algo prodigioso em determinado lugar, com determinada pessoa, ou em determinada ocasião!

Quanto aos dons de cura, eles são os únicos que aparecem no plural. Isso parece indicar que têm a ver com a pluralidade de doenças para os quais eles são aplicados. É óbvio que nem todas as enfermidades serão curadas, mas algumas sim para manifestação do poder e da graça de Deus. O detalhe sobre quem tem os dons de curar é que ele recebe um discernimento sobre quais enfermidades serão realmente curadas por sua oração ou não.

Os dons de curar não têm nada a ver com aquelas orações que todos os crentes fazem uns pelos outros para serem curados, ou chamando presbíteros da igreja para isso. Essas orações dependem de modo específico da soberania e do querer de Deus. Mas os dons de curar, embora também debaixo da soberania de Deus, são ferramentas aplicadas diretamente para esse fim: curar enfermos.

Não devemos restringir a operação do Espírito de Deus no meio da igreja. Há pessoas que receberam uma porção da fé miraculosa maior que outras. E, pelo visto, muitas delas têm certeza plena de que curas irão acontecer no meio da igreja através da oração da fé. Quando Paulo diz “não apagueis o Espírito” (1Ts 5.19), certamente ele não está falando de apagar a 3ª Pessoa da Trindade, mas de limitar a Sua ação no meio da igreja.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário