Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 13 de março de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0315 - REIS PERENES QUE SE SUBMETEM A REIS PASSAGEIROS

 


Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar? Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada (Jo 19.10,11).


A postura de Jesus diante de Pilatos tem levado a igreja de todos os tempos a ensinar aos fiéis discípulos de Cristo que toda autoridade é constituída por Deus, inclusive a autoridade civil. É óbvio que com isso a igreja nunca quis afirmar que Deus está de acordo com os vários desvios que os homens praticam no exercício de sua autoridade, desde o autoritarismo até à omissão de seus deveres. Deus constituiu a autoridade, a qual é pura em si mesma e aponta para a máxima autoridade, que é o próprio Deus. Os homens que a exercem é que a mancham com seus pecados e disso darão conta no último dia.

Os tipos de governo humano que já passaram na história da humanidade, desde a monarquia até a atual democracia, são apenas permissão do Único Governante do universo, a fim de que se revele, desde que Adão caiu, a corrupção que há no coração do homem, a qual o faz governar sem Deus, tiranicamente, conduzindo as sociedades cada vez mais aos desastres e terrores de convivência, ainda que engajem esforços inúteis para fingirem relações de paz.

No fim das contas, o único governo que realmente é legítimo, é o governo de Deus sobre o universo. A teocracia verdadeira jamais poderá ser abolida. Queiram os homens ou não, Deus governa soberano sobre tudo e todos. Um dia isso será demonstrado pública e eternamente!

A igreja vive a teocracia desde já. Jesus disse que dentro dos corações dos crentes o reino de Deus já foi instaurado. A igreja manifesta ao mundo sem Deus o que é viver sob o regime divino, sob os parâmetros das Escrituras que, inclusive, ordenam que a igreja se submeta aos sistemas de governo em todas as épocas. Isso não é contraditório; tanto que uma vez que uma ordem da autoridade terrena conflite com a autoridade divina, a igreja não hesita em desobedecer à ordem humana (At 5.29)!

Pilatos governou a Judeia apenas 10 anos (26 d.C. – 36 d.C.), mas pensou que tinha toda autoridade sobre Jesus Cristo! Diante daquele governador passageiro estava o Rei eterno, que não brigou por trono algum... afinal, por que haveria de lutar por um trono transitório, Aquele que há de reinar para sempre?

Jesus Se submeteu a Pilatos, pois sabia que foi Seu Pai Quem concedeu poder provisório para aquele governador romano. É claro que um dia Pilatos é quem estará diante dEste que ele entregou para ser crucificado!

Assim também, a igreja se submete às autoridades civis para dar bom testemunho, por causa do Senhor, como diz Pedro (1Pe 2.13) e também porque sabe que todas elas são efêmeras, mas aqueles a quem Jesus comprou com Seu sangue para Deus, serão feitos reis e sacerdotes para reinarem com Cristo sobre a terra para sempre (Ap 5.9,10)!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário