Mas um só e o mesmo
Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada
um, individualmente (1Co 12.11).
Mesmo o apóstolo Paulo tendo listado dons diferentes nos vs. 8-10, ele finaliza a lista de dons no v. 11 dizendo que o Espírito que realiza todas estas coisas é um só. Não há diversos espíritos distribuindo estes dons, senão apenas um só Espírito, a saber, o Espírito Santo. Paulo está preparando o seu campo de argumentação para ilustrar a igreja de Jesus como um corpo humano com seus membros e suas funções distintas, mas pertencentes a um só corpo.
No v. 7 ele diz: “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”. Observe que o fim é comum a toda igreja, mas a manifestação é individual. No v. 11 Paulo diz que o Espírito distribui como Ele quer! Ele é livre para distribuir os dons segundo Seu santo e sábio querer. Não depende do crente, mas do Espírito. Aqui temos duas lições: uma, que não devemos “buscar” dons; e outra, que não devemos negar dons que outros receberam, só porque não os temos ou porque não cremos.
Os dois dons relatados no v. 8 são discutíveis os seus significados. Quase nenhum estudioso conseguiu compreender o que Paulo quis dizer com o dom da “palavra da sabedoria” e a “palavra do conhecimento”. Calvino dizia que se tratava de uma compreensão mais espiritual e reveladora e o outro de um conhecimento mais geral recebido por familiaridade com a doutrina. Adam Clarke e John Gill pensavam que se tratava do conhecimento dos mistérios do evangelho, conforme revelados a Paulo. Mas não podemos estar seguros do que Paulo dizia. Outros acham que se trata do conhecimento da Palavra na exposição e a sabedoria uma fala de aconselhamento e prudência.
De toda forma, ambos os dons citados no v. 8 estão relacionados a uma visão sobrenatural dos fatos e de que decisões tomar sobre eles. O grego sofia fala de sabedoria. Neste sentido, Paulo pode estar querendo dizer que o Espírito ensina melhor que os filósofos idolatrados pelos coríntios, ou seja, um crente que recebeu o dom da palavra da sabedoria pode conduzir por palavras espiritual e misteriosamente sábias, mais ainda que a filosofia grega, outro crente pelo caminho correto de sua decisão cristã diante de determinada situação.
Quanto à palavra do conhecimento, o termo grego gnōsis nos indica o “saber, a ciência”, isto é, o conhecimento acerca de coisas, pessoas, fatos ou doutrinas. O que Paulo quer dizer é que o crente que tinha a palavra da sabedoria precisava do que tinha a palavra do conhecimento e vice-versa. O crente do conhecimento sabia “o quê”; o crente da sabedoria sabia “como”. Ambos, juntamente edificavam a igreja e eram por ela edificados.
A tonalidade aqui é dependência mútua. O Espírito é
soberano, Ele comanda, distribui, age e opera. A igreja é interdependente, seus
membros precisam entender que necessitam uns dos outros e não há ninguém mais
importante ou menos importante a julgar pelo dom que exerce, visto que ele não
será completo se não estiver dependendo do outro irmão.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
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