Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 12 de março de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0314 - CIÚMES EM DEUS, CIÚMES EM ISRAEL

 


Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata (Dt 32.21 – NVI).


O cântico de Moisés em Dt 32 é um cântico que reconhece a fidelidade de Deus para com Seu povo de Israel, mas também antevê a rebelião deste povo contra seu Deus, a ponto de associar-se com os falsos deuses das nações vizinhas na terra que receberam por herança em Canaã.

No meio do seu cântico Moisés afirma, falando em nome de Deus, que o povo de Israel haveria de provocar o ciúme de Deus com aquilo que não era Deus, isto é, o povo haveria de cair na idolatria, adorando falsos deuses. Com isto provocariam a ira do Senhor.

Por outro lado, Deus afirma que também provocaria o ciúme do povo de Israel com aquilo que não era povo, ou pelo menos assim Israel considerava.

A princípio, esse cumprimento da palavra profética no cântico de Moisés aconteceu quando o povo foi levado para o cativeiro, tanto assírio, quanto babilônico. Deus usou nações pagãs (povo que não era povo) para punir Seu povo, ironicamente pelos mesmos pecados que Ele havia usado Seu povo para punir as nações pagãs que habitavam originalmente na terra prometida (Is 10.5; Jr 21.4-10)!

Mas é no Novo Testamento que essa profecia mosaica tem seu maior cumprimento. O apóstolo Paulo vê o evangelho como sendo a maior maneira de Deus provocar o ciúme de Israel para com os gentios. Ele diz em Rm 10.19: “Novamente pergunto: Será que Israel não entendeu? Em primeiro lugar, Moisés disse: Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de um povo sem entendimento”.

Diz também em Rm 11.11: “Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel”.

Apesar de Israel ter provocado ciúmes em Deus, deixando entrar em seu arraial aquilo que não era Deus, o que se constituía um pecado contra Deus, todavia, Deus provocou ciúmes em Israel, deixando entrar em Seu arraial aquilo que não era povo, o que se constituía uma bênção para Israel, pois Paulo diz em Rm 11.14 que sua esperança era que de alguma forma possa provocar ciúme em meu próprio povo e salvar alguns deles.

Como Israel sempre pensou que era povo exclusivo de Deus (de forma nacionalista), Deus agora os põe em ciúmes, mostrando que a igreja é que Lhe pertence e não Israel nação. E a igreja vem de todos os povos! Israel pode ficar enciumado, mas Deus também salva outros povos!

Nosso Deus é soberano e sábio. Utiliza-se até mesmo do mal e do pecado para Seus próprios fins gloriosos, onde Seu nome finalmente é glorificado e Sua sabedoria conhecida por todos os povos e por todos os séculos! Soli Deo Gloria!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. Obrigado, Senhor Deus. Pois este ciúmes a Israel (nação) me alcançou 🙏. Eu que não fazia parte daqueles que não era povo de Deus.

    ResponderExcluir