Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 22 de março de 2024

SÉRIE - OS DONS ESPIRITUAIS (PARTE 06)

 


Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós (1Co 12.15,21).


Quanto aos dons espirituais, temos geralmente dois sentimentos entre os irmãos na igreja: ou alguém se sente menos valorizado, ou alguém se sente independente do outro. No v. 15 lemos sobre o crente que se sente menos valorizado. É como se o pé achasse que a mão é mais valiosa que ele no corpo, e com isso, se sentisse como se não fosse do corpo. Mas Paulo diz que nem por isso deixa de ser do corpo.

Geralmente, entre os pentecostais, vemos muitos irmãos se sentindo inferiores porque não receberam o dom de línguas, por exemplo. Eles acham que aqueles que falam em línguas são superiores a si. Outros pensam isso do dom da profecia ou revelação. Aliás, no meio pentecostal, sempre se ensinou que somente eram batizados no Espírito Santo aqueles que falassem em línguas.

Mas Paulo diz que não. No v. 30 ele faz uma pergunta de retórica: “Falam todos em outras línguas?”. A resposta óbvia é “não”. Nem todos falam em outras línguas! Mas veja o que ele diz no v. 13: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”. Sendo assim, o ser batizado no Espírito está ligado a crer em Cristo. Os dons carismáticos fazem parte de outro assunto que não o batismo.

Por outro lado, há na igreja aqueles que são como os “olhos” da ilustração de Paulo. Eles dizem à mão: “não precisamos de ti” (v. 21). Entre os crentes históricos, conhecidos também como tradicionais, há muitos que, por terem recebido o dom do conhecimento, da pregação da Palavra, do ensino, etc., sempre pensam que não precisam dos outros. Paulo diz que os membros mais fracos são necessários (v. 22). De um lado temos crentes que se sentem desnecessários, de outro temos os que se sentem orgulhos e indispensáveis...

Nós precisamos uns dos outros. É tolice pensar que não. Quando pensamos que não precisamos de certo dom só porque temos um dom considerado importante, acabamos causando divisão no corpo. Paulo diz no v. 25: “para que não haja divisão no corpo”.

Muitos pentecostais pensam que não precisam dos irmãos históricos porque eles são “frios” espiritualmente, mas precisam deles sim, para aprenderem sobre o que a Palavra ensina, principalmente sobre o exercício dos dons. Os tradicionais pensam que não precisam dos irmãos carismáticos porque eles são exagerados e não têm o conhecimento da doutrina, mas precisam deles sim, para serem edificados com os dons sobrenaturais que o Espírito distribuiu “como quis” a cada um individualmente.

Se usarmos os dons como a Palavra de Deus orienta, seremos uma igreja mais completa, que desfruta da vida abundante de modo coletivo. Nossas reuniões de adoração terão mais fervor e, certamente, haverá mais testemunhos dos descrentes de que “Deus está, de fato, no meio de vós” (1Co 14.25).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário