Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 6 de março de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0309 - POR QUE UM PECADOR NÃO PODE GOSTAR DO CÉU

  


Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (1Co 2.14).


Este versículo desafia qualquer aprendizado que os crentes têm recebido sobre a capacidade do homem de aceitar o evangelho. O que geralmente se ensina é que se um sujeito ouvir as coisas de Deus, entendê-las e aceitá-las, então ele pode se tornar uma pessoa espiritual. Todavia, o que Paulo diz aqui paralisa qualquer ideia parecida.

Primeiro, ele diz que o homem natural, isto é, o mundano, não convertido, o homem em seu estado de pecado, caído, da natureza de Adão, o ímpio, o incrédulo, não aceita as coisas do Espírito de Deus. Aceitar aqui significa “receber, acolher com hospitalidade”. A Palavra de Deus jamais será recebida com hospitalidade no coração do homem pecador.

E Paulo explica o porquê. É porque para este homem, as coisas do Espírito são loucura. O homem em seu estado de queda considera em seu raciocínio obscuro, as coisas de Deus como tolice, absurdo, loucura, insensatez. Assim como Jesus havia dito a Satanás, quando este manipulou uma resposta de Pedro: “Tua atitude não reflete a Deus, mas, sim, os homens” (Mt 16.23 – KJA).

Segundo, Paulo diz também que este homem nem sequer pode entender as coisas do Espírito. A palavra entender aqui é “conhecer”. E como sabemos, na mente judaica, conhecer é ter uma relação íntima. Qual é a relação íntima que o ímpio tem com as coisas de Deus? Absolutamente nenhuma!

Paulo também explica a razão. É porque as coisas de Deus são discernidas, examinadas espiritualmente, do ponto de vista espiritual, coisa que o homem natural não é. Portanto, cai por terra essas pregações que dizem que se o homem ouvir, quiser entender e aceitar as coisas de Deus ele será salvo. Simplesmente, Paulo está dizendo que isso é impossível de acontecer!

Para que isso aconteça, é necessário que o homem natural deixe de ser natural para ser espiritual. E este é um processo que ele jamais pode fazer. Ninguém pode mudar sua natureza por si mesmo. Como disse Jesus a Nicodemos, é necessário nascer de novo (Jo 3.7) 

Um homem natural não somente não recebe as coisas de Deus, mas também não pode entendê-las! Não é só uma questão de não querer, mas acima de tudo, de não poder! Uma pessoa que não nasceu de novo não pode entrar no reino de Deus, porque lá só tem as coisas que ele odeia. Não tem como ele viver eternamente cercado de coisas espirituais, coisas essas que ele considera loucura. Seria uma tortura para o ímpio viver eternamente cercado de coisas que ele não entenderá jamais!

Se você não gosta das coisas de Deus aqui, não espere que vá gostar delas lá no céu. Lá elas serão muito mais indigestas para você do que já são aqui. Se você pensa que vai gostar das coisas celestes na eternidade, é melhor que já goste delas aqui. Caso contrário, o local mais adequado para passar a eternidade é realmente no inferno.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Pura verdade só vai gostar das coisas celestiais, se nascer de novo em Cristo Jesus, senão acontecer um novo nascimento o caminho é o inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! E somente Deus pode conceder o novo nascimento! Deus te abençoe grandemente!

      Excluir