“E toda a língua
confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.11).
Déspota é uma palavra que designa um governante que rege com autoridade arbitrária ou absoluta; aquele que usa de autoridade tirânica para governar; é o ditador, o opressor, o dominador. Essa palavra vem do grego despótēs, que em geral quer dizer “senhor, dono, ou amo de escravo”. Há outra palavra grega para significar “senhor”, que é a palavra kyrios. O NT foi escrito em grego e, em geral, kyrios é usado para Jesus, enquanto despótēs é usado para Deus Pai. Normalmente, kyrios carrega um tom mais cavalheiresco do que despótēs.
Ambas as palavras aplicadas, tanto ao Pai como ao Filho, querem dizer muita coisa. Deus não é Senhor apenas daqueles que O declaram como tal. Na realidade Ele é Senhor de tudo e de todos. Quando alguém confessa a Cristo como Senhor de sua vida, obviamente, a palavra usada kyrios a este evento é aplicada. Mas independente de se alguém confessa ou não a Cristo, Ele é Senhor de todas as coisas.
A Bíblia diz que Deus fez Jesus “Senhor e Cristo” (At 2.36). Essa fala de Pedro aos ouvintes no dia de Pentecostes, após ter falado da morte, ressurreição e ascensão do Senhor, compungiu o coração daquelas pessoas, de modo que elas ficaram atemorizadas e perguntaram: “Que faremos, varões irmãos?” (v. 37).
Nós não sentimos culturalmente o peso da palavra “Senhor”. Geralmente a associamos a um patrão, um empregador, um gerente, algo assim. Mas essa palavra tem a conotação de um soberano mesmo. Alguém cujo governo é inquestionável e sua direção tem que ser seguida. Claro que quando se refere a homens no governo despótico, nós vemos todo tipo de abuso de poder, de tirania arbitrária e leis estúpidas.
Porém não é assim com o Senhor dos senhores. A Bíblia diz que “a lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma” (Sl 19.7). Diz também que “justo é o Senhor em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras” (Sl 145.17). E, mesmo santo, perfeito e justo como é, ainda nos recebe em Sua presença. Mas somente por intermédio de Seu Filho Jesus. Não por outro caminho.
Na antiguidade, se alguém entrasse na presença do rei sem ser chamado, sua sentença era a morte, a não ser que o rei estendesse para essa pessoa o seu cetro (Et 4.11). Assim, o homem que tenta se aproximar de Deus a não ser por Jesus, já tem sua sentença de morte garantida. O único meio de alguém ser salvo é se Deus lhe revelar Seu Filho.
Esta é a verdade bíblica. Deus é Senhor Soberano e Absoluto
de tudo, desde a menor partícula conhecida deste universo, até as maiores
extensões indecifráveis para os cientistas da infinitude deste universo, tanto
no sentido visível, como no invisível. Deus pode ser Senhor de sua vida de um
modo ou de outro, como Kyrios para
te salvar, ou como Despótēs para te
condenar! Naquele dia “se dobra[rá] todo
o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a
língua confessa[rá] que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.10,11).
Día tes písteos.
Pr. Cleilson