Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0494 - BENEFÍCIOS DA MORTE DE CRISTO NA CRUZ (PARTE 02)

 


Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10).


Dois outros benefícios que o sangue de Cristo ainda trouxe para nós são a expiação e a reconciliação. A palavra “expiação” significa “cobrir” e era um processo usado no AT, quando se sacrificava um animal e aquele sacrifício cobria os pecados do ofertante. Outras vezes, principalmente no dia da expiação (yom kippur), o sumo sacerdote colocava a mão sobre a cabeça de um animal, simbolicamente transferindo a ele os pecados da nação e o soltava pelo deserto.

Então, além de “expiação” significar “cobertura”, também queria dizer que os pecados haviam sido afastados para longe. O rei Ezequias faz lembrar isso quando diz: “Eis que foi para a minha paz que eu tive grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados” (Is 38.17), e também o profeta Miqueias: “Ele voltará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Mq 7.19).

Já a reconciliação é a reaproximação que a morte de Cristo faz do pecador a Deus. Por ter pago o que nós devíamos, por ter sido a ira de Deus apaziguada, então podemos nos aproximar dEle sem medo algum. Enquanto a expiação afasta o pecado, a reconciliação aproxima o pecador! A expiação leva embora o que nos separava e a reconciliação traz de volta o separado.

Sabemos que os sacrifícios do AT apenas “cobriam” os pecados dos homens aos olhos de Deus (como se alguém cobrisse com um pano limpo uma mesa suja); mas no Sacrifício do NT, que é a morte de Cristo, Ele não somente cobriu o Seu povo com um pano limpo, que são suas vestes de justiça, mas antes disso, Ele os purificou definitivamente! Ambos os sentidos de “expiação” Jesus realizou com Sua morte.

Hoje temos paz com Deus. Não estamos falando de alguém com quem se podia negociar. Sua ira é santa, justa, perfeita e razoável (cheia de razão). Estamos falando que temos paz com Aquele de quem ninguém podia nem sequer se aproximar para fazer um acordo de paz. Qualquer aproximação dEle seria morte na certa. Mas por meio da morte do Seu Filho, adquirimos esta paz com Deus! Podemos nos aproximar sem medo de sermos fulminados!

Quando pensarmos na cruz de Cristo deveríamos ver mais que um corpo ensanguentado. Não que isso seja irrelevante. Mas, muito além do corpo desfigurado do nosso Mestre, havia ali, naquele cenário macabro, todos os processos necessários para nos transformar em filhos de Deus para sempre! Lembre-se sempre dos benefícios adquiridos para você na cruz, através da morte mais horrível que jamais existiu na história da humanidade e nem vai existir!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Nessa cruz maldita para muitos foi cravado o escrito de dívida que pesava contra mim e a paz com Deus foi estabelecida. Obrigado meu Jesus por seu sangue precioso sobre minha vida.

    ResponderExcluir