Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0501 - AUTODEFESA OU DEFESA DO ALTO?

 


E, quanto a vocês, até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados” (Mt 10.30).


Todo ser vivo tem um mecanismo de autodefesa. Quando está sob ameaça, este mecanismo dispara e os seres reagem de modos distintos para proteger sua vida. Não é diferente com o ser humano. Nosso subconsciente está sempre em alerta para quando suceder situações de risco, instintivamente nós podermos reagir para defesa própria.

Sabendo dos riscos que nos cercam nestes últimos dias, em que os homens estão cada vez piores, muito mais malévolos e brutais, muitas pessoas estão em busca de artes marciais e defesa pessoal para se precaverem em um momento de violência. Discute-se até a questão prática e ética do porte de arma pelos cidadãos diante da terrível onda de perigo que ronda a sociedade atual.

O mundo sempre foi cruel e perseguidor dos santos. Quando Jesus nos envia à missão e à proclamação do evangelho, Ele já antevê os resultados contrários e de oposição que hão de suceder aos fiéis pregadores. A maldade do homem não pode ser reprimida e, se há alguma coisa que reprima e ainda, que execute a transformação dele, isto é apenas o evangelho. Veja que Jesus ordena que revelemos o que está oculto, ou seja, que preguemos abertamente contra os pecados deles (vs. 26,27). Isto nos causará até mesmo morte.

Mas os fiéis proclamadores não podem temer as ameaças. Eles têm que entender que Deus está no controle absoluto de cada detalhe que aqui acontece. Jesus diz que não devemos temer os que matam o corpo e não sabem o que fazer da alma. Ele está dizendo que o máximo que o ímpio pode fazer contra nós é abater nosso corpo material. Nada além disso. Mas nos vs. 29,30, Ele nos diz que isso só pode acontecer se Deus quiser.

Nem mesmo um casal de pardais (vendido naquela época por duas moedinhas que mal pagavam meia hora de trabalho) poderia cair por terra sem o consentimento de Deus (v. 29). Ninguém, exceto, talvez, os biólogos, fiquem preocupados com pardais que morrem e, por causa de seus estudos, procurem os motivos. Mas Jesus está dizendo que isto só acontecerá com a permissão do Pai. O mesmo se dá com os fios de cabelo. Não se sabe de alguém, ou algum programa que fique contando os cabelos de ninguém. Nem mesmo a própria pessoa se preocupa com isso. Mas Cristo diz que isto é importante para Deus.

O crente, portanto, vive despreocupado com estas coisas. Se nem mesmo um pardal cai por terra sem o consentimento de Deus, se Ele está a par de nossos fios de cabelo, então nossa segurança está em Suas mãos. Se Ele não quiser, ninguém pode concluir suas investidas contra nós. E, quando Ele quiser, e isto porventura vier a acontecer, então o limite é a morte física. Quanto ao mais, nossa alma está segura com Ele. Não buscamos autodefesa, mas a defesa do alto.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário