Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0486 - O MANDAMENTO DA ALEGRIA

 


Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4).

A sociedade ocidental é fortemente marcada pela ondulação de seus sentimentos, principalmente nas últimas décadas. Somos propensos e inclinados por nossas emoções e, aqueles que têm a natureza de demonstrá-las, acabam se tornando mais saudáveis do que os que as escondem (falando psicologicamente). Frequentemente ouvimos conselhos do tipo: “ponha todo seu sentimento para fora, seja raiva, alegria, se for tristeza, chore”, coisas assim.

Por sermos guiados por nossas emoções, raramente conseguimos entender quando a Bíblia prescreve mandamentos acerca delas. Como podemos controlar nossas emoções, se somos movidos o tempo todo por elas? Mas, de modo incrível, é isso que diz a Bíblia. Alegrar-se é um mandamento! E, estranhamente, no grego, ainda está na voz ativa, quando, em geral, esse tipo de imperativo para si mesmo, costuma estar na voz média, quando uma ação é feita de mim para mim mesmo.

As implicações disso são sérias para nós, como cristãos. Primeiro, porque, como estamos vendo, devemos empenhar um domínio da nossa obediência consciente sobre nossos sentimentos. Afinal, se, por um lado, se alegrar é uma emoção, por outro lado, sentir isso é uma ordem bíblica. Parece ser um ato da consciência sobre o sentimento, da razão sobre a emoção. Segundo, porque, se é um mandamento bíblico, desobedecê-lo constitui-se em pecado!

A mente humana (não só a ocidental, mas esta principalmente) achará isso uma completa loucura! Surgirão as confusões que nossos pensamentos limitados começam a produzir: “Então é pecado ficar triste?”, ou: “Eu não tenho domínio sobre meus sentimentos”. Mas a Palavra de Deus não deve ser desconsiderada por causa da nossa incapacidade. Somos acostumados a nos esquivar de certas responsabilidades por nos considerarmos incapazes. Deus não aceitará a desculpa da nossa impotência para justificar nossa desobediência. Ele não transige com Sua lei santa e justa.

O segredo do mandamento está no seguinte: no objeto da nossa alegria, a saber, o Senhor Jesus Cristo. Paulo diz: “Alegrai-vos no Senhor”! Eis aí está a razão pela qual Deus não aceitará a nossa desobediência a este mandamento. Pois Ele não está ordenando que sejamos alegres por estar sorrindo ao vento sem nenhuma razão. Ele não está dizendo que devemos sair por aí pulando pelos jardins de Dom Quixote, assoviando e catando flores. A razão da nossa alegria, de obedecer a este mandamento é o Senhor Jesus!

Este é o ponto onde quase todos os crentes falham! Sua alegria está nas circunstâncias que lhes envolve. Se tudo vai bem, ou conforme sua visão acha que é bom, então eles estão alegres. Basta uma adversidade para que rosto fique retorcido e o coração amargurado! Não! O mandamento é que, ainda que estejamos na pior das situações, se Cristo é meu maior amor, então serei alegre, pois minha alegria está em uma Pessoa Perfeita e não em momentos passageiros!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário