“Guia-me pela vereda
dos teus mandamentos, pois nela encontro felicidade” (Sl 119.35 – NAA).
Imagine se o ser humano pudesse realmente encontrar a fonte da felicidade. A biomedicina juntamente com a bioquímica e a neurologia descobriram substâncias nervosas que promovem vários tipos de reações de humor no homem, entre elas, a serotonina, que pode ser estimulada por meio de medicações bioquímicas. A sociedade científica pensava que com isso havia encontrado o caminho para a felicidade, a paixão, a baixa da ansiedade, etc.
Mas o tempo passou e o que nós testemunhamos é um expressivo aumento no número de suicídios, a depressão por atacado, fazendo vítimas no mundo todo, ainda que em lugares desenvolvidos. Mesmo os leigos, que nem sabem que remédios podem estimular os neurônios para certas reações de humor, buscam também alguma fonte de alegria em práticas e entretenimentos que correspondam ao seu cérebro, a fim de lhes proporcionar felicidade.
Porém, Deus não deixou nenhuma fonte de felicidade à disposição do homem, pois se assim acontecesse, este jamais se voltaria para Deus, uma vez que é inimigo de Deus e de Seus mandamentos. Aliás, os preceitos de Deus são para o homem uma verdadeira afronta e um pesadelo. O ser humano sem Cristo deseja que a Palavra de Deus não lhe incomode. Se ele ainda usa a Bíblia para alguma coisa, apenas escolhe alguns versículos isolados que parecem promessas e palavras de motivação para viverem se arrastando em seus dias inúteis.
Mas, ao contrário do que se pensa, o salmista diz que é nas veredas dos mandamentos do Senhor que ele encontra a felicidade. Não é que não exista uma fonte de felicidade, ela existe. Só não é naquilo que o homem pensa que vai encontrar. Ela é naquilo que tem que ser. A fonte está justamente naquilo que o homem rejeita, que é a Palavra de Deus. Quem criou o homem foi Deus e só Ele tem a receita da felicidade para este. E ela está no manual do homem, que é a Bíblia Sagrada.
Se você não tem alegria nos mandamentos do Senhor, se você não os guarda em seu coração e prática, se você acha a Bíblia chata, ultrapassada, ou algo parecido, então você, naturalmente, não ama o Senhor e não pode, consequentemente, encontrar a felicidade. O homem veio de Deus e somente aquilo que vem de Deus pode fazê-lo feliz. Como disse Agostinho no início de seu livro _Confissões_: “Fizeste-nos para ti e, inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em ti”.
Jesus disse: “Se
alguém me ama, guardará a minha palavra... Quem não me ama não guarda as minhas
palavras” (Jo 14.23,24). Está claro, portanto, que quem não ama a Palavra
de Deus também não ama ao Deus da Palavra. Sendo assim, sua felicidade estará
para sempre tão distante de você quanto o céu é do inferno.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Glória a Deus.
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluir