Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0487 - A COLHEITA E A VINDIMA

 


Outro anjo saiu do santuário, gritando com voz forte para aquele que estava sentado sobre a nuvem: Pegue a sua foice e comece a colher, pois chegou a hora da colheita, visto que os campos da terra já amadureceram! Ainda outro anjo saiu do altar, o anjo que tem autoridade sobre o fogo, e clamou com voz forte ao que tinha a foice afiada, dizendo: Pegue a sua foice afiada e ajunte os cachos da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras!” (Ap 14.15,18).


O Apocalipse foi escrito por João em um formato conhecido como “paralelismo progressivo”. O que isto quer dizer? Significa que João relata os mesmos fatos em blocos paralelos (por isso “paralelismo”) e, a cada vez que ele fala da mesma coisa em outro bloco, este se torna mais dramático que o anterior (por isso “progressivo”). Dentre outros blocos que o apóstolo já havia relatado em capítulos anteriores, este é o relato final do bloco que se encerra no cap. 14.

Aqui, o apóstolo João mostra nada menos do que o juízo final, só que em forma bem simbólica, isto é, em forma de colheita (de trigo) e vindima (colheita de uvas). A partir do cap. 15, ele vai começar outro novo bloco, falando do mesmo tema e encerrando no cap. 16 com as 7 taças. Mas vejamos o que João mostra a seus leitores aqui, no final deste bloco que se encerra no cap. 14.

Ele vê Cristo assentado em uma nuvem branca (v. 14), o que simboliza julgamento. A foice afiada está em Sua mão, o que representa que a hora do julgamento já chegou. O anjo que proclama no v. 15, apenas entrega o recado de Deus, dizendo que chegou a hora, mas ele fala somente do trigo – observe que, apesar de não usar a palavra “trigo”, entendemos que se refere a isso porque usa o termo “os campos da terra”. Então, no v. 16, o Senhor passa Sua foice pela terra e faz a colheita.

Aqui, o trigo representa os salvos. Esta é uma forma simbólica de falar sobre a salvação dos eleitos, o arrebatamento da igreja. Veja que houve a colheita, mas não se diz nada mais além disso. Ou seja, os salvos foram recolhidos no celeiro de Deus, como lemos em Mt 3.12; 13.30.

Já no v. 18, é dada uma ordem para que se execute a vindima, isto é, a colheita das uvas. Elas representam os ímpios. O versículo diz que elas estão maduras. A hora do julgamento já chegou! A impiedade dos pecadores já chegou ao seu ponto máximo diante da paciência de Deus! Assim que os cachos de uvas são reunidos da terra, são lançados no lagar da ira de Deus. O lagar é um tanque onde são espremidas as uvas com os pés e de onde se escorre o suco e o sumo!

O v. 20 diz que o lagar foi pisado fora da cidade. Sendo o lagar de Deus, então é o próprio Deus quem pisará os ímpios eternamente no tanque do inferno, fora de Sua presença, onde seu sangue escorrerá, como diz o final do versículo até 1.600 estádios. Simbolicamente, 4 x 4 x 10 x 10, que representa os ímpios dos 4 cantos do mundo, em todas as épocas, vezes 10, que representa as nações de todas as épocas.

Este dia chegará inevitavelmente. Mas nós, fazemos parte da colheita ou da vindima? Somos o trigo de Deus ou nosso sangue escorrerá como o de uvas pisadas?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

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