“Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?” (Ec 7.13).
A tendência natural de quem lê este versículo, ou algum outro questionamento feito no livro de Eclesiastes, é sair afirmando por aí que a Bíblia diz que “Deus escreve certo por linhas tortas”, ou afirmar que Deus fez algumas coisas realmente tortas. Mas não é isto que o autor está dizendo. Torto aqui é a coisa na perspectiva como nós a vemos e não como Deus a vê.
Ele vem falando o capítulo inteiro e vai continuar falando depois sobre algumas coisas que o ser humano considera em seu coração, quando, na realidade, deveria considerar outras. Ele diz que a casa de luto é melhor que a casa de festa (v. 2) e ali deveriam os homens aplicar seu coração; ele diz que a mágoa é melhor que o riso (v. 3), porque um rosto mais experiente torna o coração melhor; ele diz que é melhor ouvir a repreensão do sábio do que a canção do tolo (v. 5), enfim, o sábio Salomão mostra que a perspectiva deve ser diferente daquilo que costumamos.
No v. 14, ele diz que a pessoa pode aproveitar a prosperidade, mas deve considerar os dias de adversidade, pois Deus é quem faz ambos os tempos para que o ser humano não confie demais no tempo bom. Em outras palavras, o sábio quer nos dizer que quando estamos em prosperidade, gostaríamos que assim fossem todos os nossos dias. E quando nos advêm as desventuras, logo julgamos que Deus fez alguma coisa torta.
Esta, portanto, é a lição do v. 13. Ninguém pode ajustar aquilo que vê como torto, pois o que está torto, na verdade, é o nosso modo de enxergar e não aquilo que Deus fez. Aliás, o sábio encerra este capítulo, dizendo que “Deus fez o ser humano reto, mas ele se meteu em muitos problemas” (v. 29 – NAA). Então, o problema não está em Deus e sim no homem, suas astúcias e suas consequências. Como se diz: o homem gosta de errar, só não gosta que dê errado.
Mas a verdade é que Deus pouco Se importa também com o feedback do homem a Seu respeito. Se o homem acha que isto ou aquilo está torto, ou questiona por que Deus deixa que fique assim, essas coisas, isso para Deus não Lhe atinge. Ao contrário, o homem é quem deveria estar preocupado com o que Deus acha dele. Afinal, o feedback do Criador é perfeito, assim como Ele. Quando Ele olhava para as coisas que havia criado, Ele via que era bom!
Seria bom para a humanidade olhar para sua conduta e
verificar que ela está realmente torta e cada vez mais distante daquele a quem
ela há de prestar contas. Ela deveria recorrer ao único que é capaz de
endireitar aquilo que o homem fez torto e continua fazendo. Jesus, Ele é o
único que viveu retamente e assumiu nossa tortuosidade na cruz do Calvário para
que nós fôssemos ajustados diante da santidade do Pai.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário