Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0493 - BENEFÍCIOS DA MORTE DE CRISTO NA CRUZ

 


Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1Pe 1.18,19).


O valor do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário é bem desconhecido de grande parte dos crentes atuais. Em geral, o pensamento é que Cristo morreu pelos pecadores e pronto. Isso é correto, embora seja apenas parte da grandiosa realização do que ali ocorreu. Uma pergunta que quase ninguém faz é por que Deus cobrou preço de sangue justo por nossos pecados. Não havia outro meio menos carnificento? Isso é para nós vermos como nosso pecado é repulsivo...

Quando se diz que Cristo morreu “por nossos pecados”, chamamos isso de imputação. Essa palavra significa “colocar na conta”. A transação comercial que Deus fez aqui na morte do Seu Filho, foi colocar na conta dEle os nossos pecados e depositar em nossa conta a Sua justiça. Esse foi o tratamento que Deus deu ao pecado enquanto dívida.

Mas, e quanto aos devedores? A Bíblia também diz que Cristo morreu “por nós” (Ef 5.2). Enquanto morrer pelos pecados é imputação, morrer pelos pecadores é substituição. Deus não somente colocou nosso débito na conta de Cristo, como também O puniu em nosso lugar. Grande engano cometem os que pensam que Deus odeia o pecado e ama o pecador – na realidade, como santo que é, Ele odeia a ambos!

O sangue de Cristo também nos trouxe ­­remissão (Mt 26.28). Esta palavra significa simplesmente “perdão”. Com a morte do Seu Filho por nós, Deus está dizendo que estamos livres da dívida. Já vimos que Ele cobrou caríssimo do Seu Filho em nosso lugar, mas agora está claro que Ele não tem mais nada a cobrar de nós.

Outra palavra bastante confundida é ­­redenção. Quer dizer “libertação mediante pagamento”. A justiça de Cristo, além de ter sido creditada em nossa conta (dos que nEle creem), ela também foi oferecida a Deus como pagamento justo e suficiente pelos nossos pecados. Nossa transgressão foi tão violenta, que somente uma vida justa poderia estar à altura do pagamento exigido pela justiça de Deus. E apenas Cristo teve essa vida justa e perfeita.

Propiciação também é outro benefício da morte de Cristo a nós. Esta palavra era usada para indicar que a ira de Deus foi aplacada, mas com Cristo, ela não somente foi aplacada como também satisfeita. Não tendo mais ira, uma vez que ela foi satisfeita, Deus pode nos receber em Sua presença. Esse é um dos benefícios que os crentes nem sabem que pertence ao poder do sangue de Cristo em seu favor.

Finalmente, a justificação, que é a declaração que Deus faz a todo o universo que aquele que crê no Seu santo Filho e confia somente em Sua obra é justo, à semelhança do Seu Filho. Desde então e para sempre tudo o que Jesus fez é atribuído ao crente fiel e no dia do juízo, ele será julgado pela obra de Cristo e não pela sua. Você sabia que estes são alguns dos benefícios que o sangue de Cristo te comprou? Você já agradeceu por tudo isso em toda sua vida de crente?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário