“Os meus olhos
procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá” (Sl 101.6).
Ler qualquer versículo bíblico sem o seu contexto é um dos erros mais comuns dos cristãos. Raramente um versículo sozinho tem um significado completo. Às vezes isso acontece com o livro de Provérbios. Mas, no geral, todo versículo precisa ser lido à luz do seu contexto para que saibamos o que ele significa e assim, possamos fazer as aplicações corretas e necessárias.
Este verso que lemos é um destes muitos exemplos do que acontece com outras passagens da Escritura. As pessoas acham que Deus é quem está dizendo isso, que Seus olhos procurarão os fiéis da terra. Mas não é isso. Quem está falando aqui é Davi e está falando não em nome de Deus nem é Deus quem está falando por meio de Davi. Ao contrário, Davi está falando isso com Deus.
Observemos a partir do v. 1: “Cantarei a bondade e a justiça; a ti, Senhor, cantarei”. Aqui, ele está cantando ao Senhor. Claro que há salmos em que o salmista começa falando e, no meio do Salmo, Deus também fala, como é o caso do Salmo 46, onde o salmista fala o salmo inteiro, mas no v. 10 é Deus quem fala. Mas não é o caso deste salmo em questão.
No v. 2, Davi diz que terá coração sincero; no v. 3 ele diz que aborrece o proceder dos que se desviam; no v. 4 ele diz “longe de mim o coração perverso”; no v. 5 ele diz que irá destruir o que calunia o próximo e não toleraria os soberbos. Por aqui, já podemos perceber que ele está falando como rei, como aquele que tem o governo dado por Deus sobre o povo de Deus e, como tal, eliminaria do meio da nação todos aqueles que procedessem dessa forma.
Assim é que ele chega ao v. 6 e diz que seus olhos, como rei, procurariam os fiéis da terra, da terra de Israel, para que habitassem com ele, isto é, para que o servissem mais próximo do seu palácio. Veja o v. 7: “Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos”. Davi não aceitaria fraudulentos nem mentirosos em seu palácio.
O v. 8 é que nos deixa claro que todo este salmo é uma promessa de Davi para Deus, que reinaria como justo governante. Ele diz: “Manhã após manhã, destruirei todos os ímpios da terra, para limpar a cidade do Senhor dos que praticam a iniquidade”. Como rei, Davi queria executar a justiça e a lei do seu Senhor Deus, eliminando das terras de Israel todos os ímpios para que a cidade de Sião fosse limpa dos que praticavam a iniquidade.
O que Davi estava dizendo então, quando falou ao Senhor que
seus olhos procurariam os fiéis da terra? Ele estava desejando as melhores
companhias, ele queria como servos aqueles que fossem retos e justos. Davi não
podia fazer isso, embora fosse um rei modelo para sua época. Apenas Cristo
Jesus é que torna pecadores em pessoas justas. Apenas Cristo Jesus condena os
pecadores e os eliminará para sempre no dia do juízo. Davi apenas apontava para
Cristo, mas o poder, todo poder mesmo, pertence só ao Filho de Deus!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário