Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 4 de março de 2013

POR QUE NÃO DEVEMOS CONFIAR NOS PREGADORES



Por: Mário Gardini


"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR"! Jeremias 17:5.

Acho que o tema acima lhe causou desconforto. Você está se lembrando do seu líder – amável, querido, conselheiro e um bom pregador.

Amo os líderes. Sofrem com a sua comunidade e estão sempre dispostos a ajudá-la. Pregam a Palavra e sua missão é louvável.

Contudo, confiar em homens é um assunto muito sério em se tratando da Palavra de Deus. Ser amigo e honrar uma pessoa não significa que seremos cegos, apáticos e indiferentes quando envolve questões eternas, ligados ao destino eterno de nossa alma.

Tudo deve ser investigado. O exame para avaliar a certeza é imprescindível. Você concorda comigo que há verdadeiros pregadores e há falsos pregadores? Isso deve ser avaliado por nós.

Podemos confiar na mensagem, mas sempre de olho no pregador. Conferir o conteúdo do que ouvimos com a Palavra de Deus é um dever e faz bem para o nosso crescimento.

Imagine alguém no inferno. Qual seria a primeira pessoa que ela procuraria na habitação “infernal”? Sem dúvida, iria procurar o seu líder espiritual que a ensinou durante toda a sua vida. Presumiria que o pastor, rabino ou padre poderiam também habitar o inferno, em razão do ensino ou pregação falsos na comunidade onde ministraram.

As razões para não confiarmos em pregadores estão na própria Palavra Eterna. Diz a Bíblia: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR" (Jeremias 17:5).

Não confie em mim. Não morri por você e não sou seu salvador. Sou falível como você e posso enganar. Confira o que você tem lido com o conteúdo da Bíblia. Fala-se mal de quem confia em homens (mal – dito).

A Palavra diz ainda para não confiarmos em homens, em pregadores, porque o foco da nossa confiança e fé é um só – o Senhor Jesus: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus" (Hebreus 12:1-2).

Analise comigo – quando o seu líder falhar, ou não estiver mais ministrando, onde estará a sua segurança? Se for no líder, você cairá. Se for em Cristo, sua confiança será inabalável, pois sempre esteve focada no Senhor Jesus Cristo e não no seu líder falível.

Ame o seu pastor, padre, rabino, etc. Honre-o e vou lhe dar um conselho: não o incomode muito. Não faça visitas inesperadas e impertinentes. Não cobre que lhe visite sempre, pois são pessoas ocupadas, não somente com você, mas com toda a comunidade onde servem.

Mas não esqueça – não podemos confiar neles. Nossa fé e segurança estão em Cristo e na Palavra Eterna. Ouça o seu líder e confira o conteúdo de suas pregações com a Palavra de Deus. Na Palavra de Deus você não erra.

"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão" (Marcos 13:31)

Mário Gardini é escritor
e colabora com artigos
no Teolatria

14 comentários:

  1. "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver".
    "Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores".
    "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo".
    "E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui".
    "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil".
    O texto de de Jr. 17:5 não diz o que o irmão quis que ele dissesse. Procure um bom comentãrio bíblico sobre o texto. Fica difícil não confiar nos pastores com tantos textos bíblicos apontando o contrário. Precisamos confiar que aqueles que nos ensinam o fazem com propósito, honra, temor de Deus e com competência.
    Quem mais na congregação conhece as verdades da Palavra do que aquele que ensina? Quem na congregação estuda mais do que aquele que prega constantemnte? Quem na congregação lê mais que seu pastor? Claro que existem excessões, mas são raras. O normal é o pastor da igreja saber mais do que todos da congregação em relação à Palavra de Deus.
    Mas o alerta deixado pelo irmão é bom.



    ResponderExcluir
  2. caro amigo,
    o seu comentario é muito interessante. Peço-lhe que leia mais atentamente o artigo, pois nao falamos em rebeldia na igreja, e sim, no cuidado com a Palavra, nao importa o pregador. E confiar em homens já trouxe muitas tristezas. Nao confiar nao é desonrar um pastor ou desobedecer A Palavra mas ser prudente no ouvir. Vc nao pode obedecer o seu pastor se o que ele ensina é o erro. SEDE PRUDENTES COMO AS SERPENTES.
    um grande abraço
    Mario Gardini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão Mário,
      entendi o comentário do anônimo e também o seu. Se não houver confiança entre as partes não haverá igreja. Se eu tiver de ouvir pastores com total desconfiança não precisarei ir à igreja. Precisa e deve haver sim confiança na pessoa que prega, pois caso contrário sempre haverá uma dúvida sobre o que foi pregado. Como disse o anônimo: Quem estuda mais que o pastor da igreja? Teoricamente ninguém. As exceções devem ser tratadas como exceções e não como regra. Ter atitude dos Bereanos cabe somente para aqueles que se dedicam ao estudo da Palavra, coisa rara no meio evangélico, falo sobre membros das igrejas. Quando se conhece o caráter do pastor e seu nível de dedicação ao ministério e à Palavra então a confiança deve ser a base para se entregar a mente todos os domingos para receber a mensagem de Deus. Entendi seu zelo em alertar para os enganos perpetrados no meio evangélico e concordo com seu alerta, mas também entendo que o texto joga dúvidas sobre as lideranças. Calvino dizia que o pastor era a boca de Deus. Precisamos crer que assim deve ser para o bem da obra de Deus.
      Um abraço
      Pr. Luiz Fernando

      Excluir
    2. Querido pastor,
      Suas observaçoes em torno do tema sao inteligentes e me mostram que ainda sou um aprendiz.
      O senhor ponderou algo muito sério - o povo de Deus as vezes é ingenuo no ouvir. falta-nos aprofundamento em assuntos eternos, razao porque confiamos a nossa vida na palavra do líder sem a adequada investigaçao da Palavra. A honra e o respeito ao líder nao inclui a nossa confiança nele e sim no Senhor. Escreveria novamente o texto sem mudar o conteúdo, pois nao podemos olvidar as coisas eternas, e errar neste assunto é selar a nossa perdiçao. Talvez muitos estao condenados a perdiçao eterna porque confiaram suas vidas a homens que falaram em nome de Deus. Devemos preferir ouvir de olhos bem abertos, a confiar em mortais, falíveis e quem sabe enganando o rebanho. Conheço muitos que debandaram da igreja quando mudou o lider. Outros caíram com o líder. Ainda outros tem na figura do seu pastor um deus, pois o veem perfeito.
      Fala-se mal do homem que confia no homem. Honra ao Senhor o homem que coloca NEle a total confiança. Bereano deve ser todo o cristao, eis que examinar a Palavra condiz com a figura do discípulo.
      por último, líder nao é mediador, intermediário ou representante de Deus na terra. Líder é um conservo na igreja. Deus nao precisa de secretário para falar conosco. Só há um mediador entre Deus e os homens - Cristo Jesus.
      Deus o abençoe, pastor. O senhor também nos alerta a refletir sobre o que lemos e ouvimos.
      Mario Gardini

      Excluir
    3. uma querida irma no leito de morte, quase sem seus sentidos, ja nao reconhecia mais o seu pastor, mas apontava com o dedo para cima e dizia ELE, ELE, ELE. esquéceu de tudo, menos DELE.

      Excluir
    4. tiremos o lider do centro - coloquemos o Senhor no centro de tudo. Ha lideres mais famosos e conhecidos do que o Senhor. igreja do pastor fulano, pregaçao do pr beltrano, o teólogo tal, o grande pregador da comunidade... A teomania que picou Adao e Eva continua.
      Que o Senhor nos ajude a focar NEle toda a nossa confiança
      Mario Gardini

      Excluir
  3. O correto é ouvir o pregador com a bíblia aberta.Gosto muito do exemplo dos Bereanos, que examinavam nas escrituras o que Paulo pregava.O problema é que muitos crentes "engolem" tudo o que ouvem de seus líderes, pq a fé deles está fundamentada na pessoa do líder e não na verdade da palavra.Confiam cegamente no pregador e isso os leva a não darem importancia ao conteúdo da mensagem, na verdade muitos sentem até um certo temor em confrontar seu líder, por entenderem q ele é o "ungido" e não pode ser "tocado".

    Wesley A.Peronica

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras. Confiar no mortal é desastroso. Amem vossos pastores e líderes. Mas nao percam o Senhor de vista. Preciso aprender muito. O Senhor tem tido misericórdia de mim. Quando escrevo, a Palavra indestrutível primeiro trata comigo me vergastando, pois sou falho e necessitado. Nao ouso ser o menor, pois este lugar ja tem dono - é de PAULO, o apóstolo. Aprecio seus escritos, querido Wesley. Sao edificativos e profundos na Palavra, O Livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus.Quem é o sr?

      Wesley A.Peronica

      Excluir
    2. Amado irmao,
      sou o escritor do artigo por que nao devemos confiar nos pregadores. Que o Senhor me de sabedoria. ainda sou muito falho nas palavras. Que Deus o abencoe nos seus escritos.
      Mario Gardini

      Excluir
    3. Fico muito feliz que o sr, um exímio escritor, tenha gostado de meus escritos.Também preciso aprender muito ainda,a jornada de meu aprendizado está somente no início.Um grande abraço.

      Wesley A.Peronica.

      Excluir
  5. Parabéns, irmão Wesley. Até a figura que coloquei na postagem indica mesmo os irmãos de Bereia. Eles confiavam nas Escrituras. O que o nosso amado irmão Mário Gardini escreveu não se refere a confiança entre relações humanas, mas em quem estabelecer sua fé. Jesus é o fundamento, o Autor e Aperfeiçoador da nossa fé.

    ResponderExcluir
  6. Querido Pastor Luiz Fernando, perdoe minha ousadia, mas gostaria só de ressaltar que a questão não é ouvir o pregador com total desconfiança e sim entendermos que ele é um ser falível e suas palavras podem não ser,em algumas situações, a palavra de Deus.Confesso que já vi pastores de caráter e com bom testemunho, falarem besteira no púlpito.Infelizmente não será a moral ilibada do pastor que o impedirá de falar o que Deus não mandou.A verdade é que nem sempre o pastor é a boca de Deus.É claro que devemos valorizar os pastores que se afadigam na palavra, no entanto, não é a confiança nele que irá isentar minha mente de conceber dúvidas sobre o que está sendo pregado e sim minha falta de conhecimento bíblico.Nesse ponto, entendo que cabe a cada cristão ser sim, um bereano, e se dedicar constantemente ao estudo da palavra.Abraço e que Deus nos ilumine.

    Wesley A.Peronica

    ResponderExcluir