Basta ao discípulo ser como seu Mestre...
Por: Rev. Wellington Miguel
O discípulo é uma pessoa que está disposta a sofrer todas as implicações de ser um discípulo: “basta ao discípulo SER COMO seu Mestre” (Mt 10.25 – NVI). E, como é o Mestre? Nesse caso estamos tratando da pessoa do Senhor Jesus. Como Ele era e é?
Acima de tudo, mesmo sendo Deus, tornou-Se servo (Fp 2.7,8), e foi encontrado em forma humana. Ele desceu ao nível dos homens. O Verbo Se fez carne. Enquanto muitos homens querem ser “deus”, Deus tornou-Se homem e Servo dos servos. Aqui começa o caminho do discípulo. Jesus foi e é o verdadeiro ser humano. Mostrou o que é ser humano, é ser um discípulo cuja posição é a de servo.
O discípulo é um aprendiz, porém um aderente aprendiz, é alguém que, sendo transformado dia a dia será como o seu Mestre. É alguém que dirá: “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido” (2Tm 1.12).
E, no contexto de Mt 10.24,25, Jesus está enviando Seus discípulos para proclamar a mensagem do Reino (Mt 10.1-23). Mas, antes está lhes advertindo sobre a caminhada de um discípulo em seu serviço proclamador e o que lhes acontecerá pelo caminho.
Primeiro, Ele diz que eles deviam ir às ovelhas perdidas de Israel. Israel era a casa daqueles discípulos, são seus compatriotas. O discípulo, antes é alguém que serve primeiramente à sua casa. Ali, na convivência de seus parentes, ele é aquele que é COMO seu mestre. Um servo da Palavra que prega através de seus lábios, mas acima de tudo com suas ações. É como diria Francisco de Assis: “pregue, se necessário, fale”.
Na caminhada, o discípulo também é alguém que não vive escravizado na paranoia do materialismo e do medo do amanhã, mas é aquele que confia no pão de cada dia providenciado pelas mãos dAquele que sustenta até mesmo um pássaro.
O discípulo também é alguém que não seleciona os que são receptivos à sua mensagem. Ele é como um semeador que no caminho lança a preciosa semente ou como um aroma de um perfume exalando em todo lugar a fragrância do conhecimento.
Porém, o discípulo, apesar de todo seu amor e empenho, nem sempre será alguém bem apreciado, estará sujeito às rejeições, às calúnias e muitos até mesmo à própria morte. Aqueles que amam serão odiados. Devido às perseguições serão necessárias as fugas, não a fuga da covardia ou do retrocesso. Mas, a fuga para preservação da vida para a continuidade do discipulado. Repetindo as palavras do apóstolo Paulo: “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia” (2Tm 1.12). O que ele confiou? Ele confiou a sua existência, a sua fé, a sua vida, pois era tudo que ele tinha. Ele mesmo disse: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou” (At 20.24 - NVI). Só não podemos cair no erro da irresponsabilidade cristã dizendo que isso é coisa de missionário, e, se alguém disser, eu tenho algo para lhe dizer: “Você não está apto para o Reino”, pois basta ao discípulo SER COMO seu Mestre.
Os que querem ser maiores do que o seu mestre, morrerão no conforto de suas mesmices e no engano das riquezas e de suas paixões terrenas. Privar-se-ão do caminho do discípulo por causa dos desconfortos, mas serão privados do conforto e consolo eterno em função do seu falso conforto.
Sou um discípulo caminhante da Palavra e caminhante no meu ser uma busca do significado da existência para que não tenha sido inútil ter passado tanto tempo aqui sem realmente viver o que é preciso viver, o caminho do discípulo: BASTA ao discípulo SER COMO o seu MESTRE.
Forte abraço meus amigos!
Rev. Wellington Miguel é
pastor na IMVC - Esmeraldas/MG
e pós-graduado em Aconselhamento
Cantarei: "Guia-me sempre, meu Senhor... Guia meus passos, Salvador".
ResponderExcluirNão poderei ser um discípulo se Ele não me chamar para isso e me capacitar a dar os primeiros passos em minha vida à imitação de Cristo!
Ajuda-me, Senhor.
Ah! Como desejo ser como meu mestre! Me ajude Senhor!
ResponderExcluirWesley A.Peronica
Sim amigos, haveremos de ser ajudados pela graciosa misericórdia dAquele que faz todas as coisas segundo o seu propósito - Ef 1.11,12
ResponderExcluirForte abraço!
Wellington Miguel
Esmeraldas
O artigo entelado é profundo e edificante.
ResponderExcluirLembro-me sempre que o DISCÍPULO, nos Evangelhos, em Atos e nas Cartas é aquele que - APRENDE, IMITA, SEGUE E SERVE. Também há discípulos CONATOS (morno) que acompanham a distacia os ensinos da Palavra.
Mario Gardini