Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0344 - PROVA DE SALVAÇÃO: DONS OU REGENERAÇÃO?

 


Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (Mt 7.23; 1Jo 3.9).


Não podemos negar que pecamos. Esta é uma realidade bíblica e também por experiência. O próprio apóstolo João diz em sua carta que “se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós” (1Jo 1.8). Mesmo depois de salvos, ainda pecamos porque a velha natureza ainda habita em nós e cabe a nós, pelo poder do Espírito que gerou em nós a nova criatura, vencê-la.

Mas o crente nascido de novo não vive na prática de pecado, é o que diz o mesmo apóstolo no versículo que lemos. A divina semente permanece no regenerado, de modo que não pode viver uma vida pecaminosa, pois agora é nascido de Deus. Sua tendência será se inclinar para as coisas de Deus. Ao contrário, pessoas não regeneradas, podem até estar em meio aos crentes verdadeiros e fazer muitas coisas parecidas com as dos crentes verdadeiros, mas não são crentes verdadeiras. Recebem até mesmo dons espirituais, como disse Jesus em Mt 7, que muitas pessoas alegarão no dia do juízo: profetizaram, expulsaram demônios e operaram milagres, no entanto, não são nascidas de Deus!

O segredo da salvação não está na operação de maravilhas nem na manifestação dos dons, mas apenas em uma coisa: nascer de novo! Quando Jesus negar a entrada no céu daqueles que pareciam crentes verdadeiros, o motivo é apenas um: eles praticavam a iniquidade, ou seja, não eram nascidos de Deus, pois, como disse João, quem é nascido de Deus não vive na prática da iniquidade, ainda que peque.

Nós temos o costume de medir ou avaliar se alguém é de Deus baseados nos dons ou milagres que essa pessoa tem ou faz. Mas, ainda que milagres venham de Deus e os dons sejam dEle, todavia, isso não é parâmetro para saber acerca da salvação de alguém. O parâmetro é o novo nascimento e isto nós raramente podemos saber sobre terceiros. Podemos saber sobre nós mesmos, se nascemos de novo. Os dons Deus entrega a quem está na igreja, mas o novo nascimento Ele entrega só para quem é igreja.

João diz: “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu” (1Jo 3.6). Veja que quem vive na prática de pecado não conheceu a Cristo e, portanto, não é conhecido por Ele! Lembrando que “conhecer” fala de “relacionamento íntimo” e não de “saber quem é”. Quem vive na prática de pecado não tem relação íntima com Jesus, por isso o Senhor lhe dirá naquele dia: “Nunca vos conheci”, isto é, nunca tive um relacionamento contigo, embora eu tenha te concedido dons.

Ao olharmos para nós mesmos, precisamos nos perguntar não quantos dons temos, mas se a divina semente está em nós. Não se operamos milagres, mas se produzimos o fruto do Espírito. Não se expulsamos demônios, mas se nosso nome está arrolado nos céus.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário