“O Senhor não retarda
a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é
paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3.9 – NAA).
Na medida em que o tempo do fim se aproxima mais ainda de seu fim, absurdamente as pessoas pensam que Deus é retardado! Se não pensam conscientemente, suas práticas provam que é esse o juízo que fazem dEle. Não somente incrédulos, mas inexplicavelmente aos que se dizem crentes.
O que deveria se esperar dos crentes no tempo em que nós vivemos? Que se atentassem para a proximidade da promessa da Sua vinda. Mas não! Procedem como os escarnecedores: “Antes de tudo, saibam que, nos últimos dias, virão escarnecedores com as suas zombarias, andando segundo as próprias paixões e dizendo: ‘Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais morreram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação’” (vs. 3,4).
O problema de tais crentes é que confundem paciência divina com retardamento. Deus não é retardado! Sua paciência não pode ser confundida nem ignorada. A base da paciência de Deus não é medida pelo tempo da nossa cronologia. Ele pode esperar pacientemente milhares de anos sem que isso interfira em Sua fidelidade. Já para os tolos e ignorantes, a paciência de Deus é vista como descaso celestial.
É bom ter cuidado com o que se pensa sobre Deus. A filosofia deísta não resolve o problema que aguarda os críticos no Dia do Juízo. Deus não criou o mundo e o lançou à própria sorte. De maneira nenhuma! Ele controla cada segundo de Sua criação e determinou um dia em que há de julgar todos os procedimentos humanos e angelicais (At 17.31). Nada escapará de Seu justo julgamento.
Pedro diz que a paciência de Deus é com vocês, isto é, com os crentes aos quais ele escreveu sua 2ª carta. Vemos isso no 1º capítulo: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (v. 1). Se você obteve essa fé preciosa na justiça do nosso Deus, que é o Salvador Jesus Cristo, então esteja atento, essa palavra é para você! Deus é paciente, não querendo que nenhum de vocês pereça, mas que venham todos vocês ao arrependimento.
Não confunda a paciência de Deus! Se de fato você obteve
essa fé na justiça de Cristo, você entenderá essa mensagem. Mas se você apenas
pensa que obteve e continua achando que Deus é retardado pelo seu procedimento
em relação a Ele e Sua obra, então o Dia do Senhor virá sobre você como um
ladrão (v. 10). Tudo, inclusive você, estará reservado para o Dia do Juízo e da
destruição dos ímpios (v. 7).
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário