Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0346 - NÃO VOLTEM AO EGITO

 


Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR... que descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó e abrigo, à sombra do Egito!” (Is 30.1,2).


Talvez o maior milagre que Deus tenha realizado na história de Israel foi sua libertação da terra da escravidão no Egito! Este prodígio era celebrado em todas as festas, salmos, cânticos e relatos que os filhos de Israel fizeram por séculos, durante sua história. Foi com mão forte e poderosa que Deus os libertou do jugo da servidão e eles consideraram isso para sempre.

Mas houve uma ordem de Deus aos filhos de Israel que jamais deviam voltar ao Egito (Dt 17.16). Aliás, fazia parte das maldições de Dt 28 voltar ao Egito (v. 68). O próprio José havia feito jurar seus irmãos que levariam seus ossos dali quando Deus os tirasse do Egito (Gn 50.25; Êx 13.19). Tornar para o Egito deveria ser uma atitude fora de cogitação para os filhos de Israel.

No entanto, os israelitas sempre flertaram com a ideia de voltar ao Egito. Desde sua peregrinação no deserto em direção à terra prometida, onde frequentemente os israelitas diziam que era melhor terem morrido no Egito, passando pelo rei Salomão, que fez aliança política, religiosa, comercial e matrimonial com o Egito, até os dias do cativeiro babilônico, quando os judeus buscaram refúgio no Egito, levando, inclusive, o profeta Jeremias, não obstante seu protesto (Jr 42 – 44).

A razão por que eles jamais deveriam voltar àquela terra era pelo fato de que o Egito foi a terra da opressão e Deus os havia livrado com mão forte dali. Retroceder àquele lugar para buscar ajuda era uma afronta ao Deus que os havia livrado de suas garras. Os israelitas ofendiam a Deus, tentando diminuir Seu poder, quando voltavam a buscar ajuda no Egito.

Essa atração se repete em nossos dias, quando muitos salvos ainda flertam com sua vida passada, quando ainda sentem saudade das “carnes e cebolas” do seu antigo Egito. Além de desejarem as iguarias e guloseimas do mundo, muitos crentes também pensam que podem achar ajuda lá. Desconfiam do Senhor em seus momentos de aflição, mas confiam nos recursos do mundo para se livrarem de seus problemas.

Deus ainda tem a mesma postura contra aqueles que se voltam para o seu passado de escravidão para buscarem auxílio, ao invés de confiarem no Seu nome: “Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal” (2Pe 2.20,22).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário