Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0348 - O SONHO DE JACÓ, A ESCADA PARA DEUS

 


E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (Gn 28.12).


O sonho de Jacó, bastante conhecido pelos leitores bíblicos, também um texto alvo de muitas pregações, foi um sonho bastante significativo, mas com múltiplos cumprimentos. Em primeiro lugar, seu sonho significou para ele mesmo a presença de Deus, que o acompanhava, ainda que no trajeto da fuga de seu irmão; significou que os anjos que subiam e desciam pela escada seriam porta-vozes da mensagem do Senhor para ele; e significou que as promessas que Deus havia feito a seu avô Abraão e a seu pai Isaque haveriam de ser confirmadas nele.

Jacó se desperta de seu sono e unge a pedra que havia tomado por cabeceira, chamando aquele lugar de Betel que, em hebraico, significa “casa de Deus”, porque, segundo ele, Deus estava ali e ele não sabia.

Mas este sonho também apontava para um sentido mais pleno, a saber, que a escada representava Cristo, que Se fez homem, ou seja, a base de Deus tocou a terra como homem, mas não deixou de ser Deus, isto é, seu topo tocava o céu! Este significado é mais glorioso pois, além de nos informar que Deus Se fez servo quando Se tornou em semelhança de homem, ainda nos lembra de que homens tentaram tocar o céu com sua construção (a torre de Babel), que representava rebeldia! Entretanto, jamais conseguiram. Deus, ao dispersar o propósito deles, queria nos dizer que não há nada que o homem possa fazer para se aproximar dEle. A mensagem do sonho de Jacó, que teve seu cumprimento na encarnação de Cristo, nos diz que Ele é quem providencia o acesso!

Cristo encarnado é o recado de Deus Pai para a humanidade de que, se tem alguém que vai ser salvo, é única e exclusivamente por causa da Sua benevolência que enviou a Escada para esse alguém subir. É como o salva-vidas de helicóptero, se ele não lançar a escada de corda, nada pode fazer aquele que está em perigo no mar ou na montanha!

Mas Jesus disse a Natanael: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1.51). Jesus foi assistido por anjos no Seu ministério terreno, como disse Paulo no Mistério da Piedade: “Aquele que foi manifestado na carne, foi... contemplado por anjos...” (1Tm 3.16). Mas aqui entra o terceiro cumprimento do sonho de Jacó: Jesus virá nas nuvens do céu com poder e grande glória, Seus anjos estarão com Ele e ajuntarão os Seus escolhidos dos 4 cantos da terra (Mc 13.27).

Mais uma vez a Escada de Deus virá, dessa vez para conduzir os filhos de Deus à glória eterna. Como foi por meio dEle que a terra pôde ter acesso ao céu, isto é, os pecadores puderam chegar-se a Deus por meio de Cristo, assim também será por meio dEle que os que se chegaram a Deus serão levados para estar com Ele para sempre! Não há torres de Babel, não há escadas humanas que possam nos conduzir à salvação. A Escada é uma só e se chama Jesus Cristo!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: