Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 7 de maio de 2024

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0349 - A SALVAÇÃO NÃO É UMA OPÇÃO HUMANA, É UMA AÇÃO DIVINA

 


Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1Tm 1.15).


Cristo veio ao mundo para vários propósitos, mas sabemos que o principal foi este: salvar os pecadores. Claro que os demais propósitos a que Ele veio culminam neste principal. Seu próprio nome, dado pelo anjo, já significa o maior intento de Sua vinda a este mundo. Seu nome quer dizer “o Senhor salva”.

Não há sequer um versículo no NT que indique que Jesus tenha dito algo assim: “Eu vim deixar a salvação”. Não! Quando se trata da salvação, Ele sempre diz: “Eu vim buscar e salvar o que se havia perdido”.

Uma pergunta pode surgir aos que prestam atenção nas implicações do que a Bíblia diz em comparação com aquilo que ouvem: se não há um só versículo que dê pelo menos a entender que Jesus veio disponibilizar salvação, ao contrário, todos dizem que Ele veio para salvar de fato, então por que todas as pessoas não são salvas? Realmente Jesus morreu para salvar todas as pessoas? Se sim, então por que todas não são?

John Owen, teólogo puritano inglês do séc. XVII, dizia que só havia três opções: a) Ou Cristo morreu por todos os pecados de todas as pessoas; b) ou Cristo morreu por todos os pecados de algumas pessoas; c) ou Cristo morreu por alguns pecados de todas as pessoas. Eliminamos esta última, pois se Cristo morreu por alguns pecados de todas as pessoas, então todas ainda têm que pagar os demais pecados que Jesus não pagou – vão para o inferno.

Se respondermos pela letra a), que Ele morreu por todos os pecados de todas as pessoas, então a pergunta logo vem: por que todas não são salvas? Alguém diria: porque não querem. Mas John Owen faz mais uma pergunta: rejeitar a Cristo não é um pecado? Sim. Mas se Ele morreu por todos os pecados de todas as pessoas, o pecado da rejeição também não está pago? Assim, de toda forma, todos, obrigatoriamente deveriam ser salvos, pois todos seus pecados, inclusive o da rejeição de Cristo, estão pagos!

Se optarmos em insistir, dizendo que a pessoa é que deve decidir se quer ou não que seus pecados sejam pagos, então teremos que nos desesperar em busca de um versículo que diga que Jesus não veio para salvar de fato, mas sim para apenas possibilitar a salvação para quem quiser ser salvo, mas isto simplesmente não existe na Bíblia. A Bíblia diz que estávamos mortos em nossos pecados (Ef 2.1). Por que Jesus deixaria opção para mortos? Que opção mortos têm? Resta-nos apenas a letra b): Cristo morreu por todos os pecados de algumas pessoas. Estas, efetivamente, serão salvas!

Não devemos nos espantar com essa verdade. Até o anjo da Anunciação sabia disso. Ele disse a José: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). E o próprio Senhor disse: “Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer” (Jo 5.21).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário