“Se
o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Se
o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Será inútil
levantar de madrugada, dormir tarde, comer o pão que conseguiram com tanto
esforço; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Sl 127.1,2 – NAA).
O mundo em que vivemos atualmente gira em torno da ansiedade. Essa aflição contaminou também a igreja e muitos crentes vivem sob a pressão do amanhã. A perturbação que a ansiedade causa, tira o sono de muita gente, coloca areia no bocado da comida, salga a água que deveria matar a sede e não muda em absolutamente nada a rotina dos dias.
Não sabemos a ocasião em que Salomão escreveu este salmo. Sabemos que as verdades aqui encerradas são, sem dúvida alguma, reveladas por Deus e servem como princípio universal e atemporal. Nós deveríamos saber que é o Senhor quem controla todas as coisas e é por causa dEle que tudo funciona. Mas, além de sabermos, deveríamos também confiar nessa verdade. Afinal, é por acreditar que tudo procede do Senhor, que nosso coração será capaz de experimentar repouso e descanso.
O que temos encontrado diariamente são crentes que pensam que é a força de seu braço que resolve todas as coisas. Com isso, tem-se aumentado o número de cristãos aflitos e, em muitos casos, distantes de Deus. O que o salmista está dizendo é que todo trabalho dos edificadores é vão, se o Senhor não estiver edificando. Seja cidade, casa, lar, família, projetos, qualquer coisa que se intenta edificar ou construir, será totalmente inútil, se o Senhor não for o projetista!
O autor também lembra que uma cidade construída precisa ser guardada. Mas todo trabalho da sentinela é vão, se não for o Senhor que a estiver guardando. Vivemos em um mundo repleto de violência e um dos maiores problemas que a política sempre fala, mas não consegue resolver, é o problema da segurança. Pais ficam aflitos, sem saber se seus filhos voltarão da escola ou do trabalho. Mas Salomão diz que quem guarda é Deus. Se Ele não guardar, todo esforço da vigilância humana é sem valor.
Até mesmo o trabalho, o ganha-pão, a batalha diária pelo alimento, tudo isso é inútil, se não entendermos que é o Senhor Quem nos sustenta! O pão que comermos será de dores, estaremos mastigando nossa própria fadiga. Mas não quando compreendemos que é Deus o nosso Provedor! Ele prepara tudo para nós enquanto dormimos... sim, aos Seus amados, aos salvos, aos Seus filhos, nosso Deus dispõe todas as coisas para que, quando acordarmos, todas elas estejam prontas para que delas desfrutemos!
Jesus, mais sábio que Salomão, disse: “Portanto, não se preocupem, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou:
Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas
coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas
elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e
todas estas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6.31-33 – NAA).
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém
ResponderExcluirGlória a Deus.
ResponderExcluir