“A terra, porém,
estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de
Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gn
1.2,3).
Quando Deus criou o universo, Ele o fez de maneira que apontasse para a realidade da vinda de Cristo. Na verdade, tudo que Deus fez foi olhando para Seu Filho e pensando nEle, em Sua beleza e perfeição. Deus havia olhado para Seu Filho e viu que Ele era a luz, então resolveu criar algo parecido com Jesus, assim fez a luz. Não foi Jesus que quando estava na terra olhou para a luz do dia e resolveu Se comparar à luz; ao contrário, Deus que criou a luz parecida com Seu Filho amado!
A ordem das coisas criadas aponta para a ordem da redenção. Deus fez a terra sem forma e vazia, um caos a princípio, para depois dar forma, porque assim seria lá na frente. O pecado entraria no mundo e só depois Deus enviaria Seu Filho, a Luz do mundo, para resolver o problema do pecado.
O Espírito de Deus, que pairava sobre as águas, também apontava para a obra regeneradora que Ele haveria de fazer naqueles que creriam. O Espírito gerou vida na água pela Palavra de Deus e assim também gerou vida no caos do coração do homem, mediante a Palavra do evangelho!
Parece que Paulo pensa nisso quando ele diz em 2Co 4.6: “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo”. Foi por isso que Deus disse “Haja luz”! Porque Ele havia de resplandecer também Sua luz nos corações daqueles que seriam levados ao conhecimento dEle.
Na criação do cosmos, quando Deus disse “haja luz!”, não houve desobediência. Sua ordem foi imediatamente cumprida. Houve luz! Assim também, quando Ele fez resplandecer Sua luz em nosso coração, não houve resistência. Imediatamente se formou a luz em nossos olhos e pudemos ver Sua presença e Sua glória! Oh! Graça Irresistível...
Seu coração pode estar hoje sem forma e vazio. Mas se Deus
disser pelo evangelho dentro de você: “haja
luz!” nada poderá impedir que você contemple a Sua glória! A voz de Deus
não vai ecoar pela densa escuridão do universo, mas pela pregação da Sua
Palavra e toda escuridão de Seu coração não poderá resistir à ordem que tem o
mesmo poder de quando foi pronunciada para criar todas as coisas... ela
recriará uma nova vida para você e não somente Deus, mas todos também verão que
é “boa a luz”!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém
ResponderExcluir