Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0235 - EVANGELHO VERDADEIRO, MOTIVAÇÕES FALSAS - QUAL O PROBLEMA?

 


Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro” (Fp 1.18).

Uma das razões por que o falso evangelho prospera em nossos dias é porque usamos indevidamente o texto de Paulo aos Filipenses, quando ele diz que “importa que o evangelho seja pregado”. Mas vamos seguir o contexto para ver do que o apóstolo está falando.

No v. 12, ele diz que tudo que lhe aconteceu tem servido para o progresso do evangelho. E o que é que aconteceu com o apóstolo Paulo? Ele foi preso. A carta aos Filipenses foi escrita da prisão. No v. 13 ele diz que até os guardas ficaram sabendo que ele estava preso por causa de Cristo. Isso motivou os irmãos a anunciarem o evangelho com mais determinação (v. 14).

Agora, no v. 15 ele relata que existem algumas pessoas que pregam a Cristo por motivo ignóbil, entre os quais, inveja e rivalidade, embora outros o fazem de boa vontade. Os que pregam de boa vontade fazem isso por amor, sabendo que Paulo foi chamado para defender o evangelho (v. 16).

Mas os que pregavam por motivos torpes, o faziam por ambição egoísta, hipocritamente, pensando que aumentariam o sofrimento de Paulo, que já estava preso (v. 17). Mas Paulo não se importava (v. 18). É aqui que entra a interpretação correta desse versículo. Paulo diz que se alegraria se Cristo estivesse sendo pregado, não importando os motivos – falsos ou verdadeiros! Observe que Paulo está falando que não importam os motivos e não a pregação em si. Se a pessoa está pregando a verdade, suas motivações não nos importam, ela dará conta disso ao Senhor. É bom que tenha motivações corretas, como Paulo tinha e os demais que foram estimulados por sua prisão. Mas se há os que têm motivos torpes, isso é problema deles, desde que preguem a Cristo, a mensagem verdadeira...

Paulo não está dizendo que não importa a mensagem. Quanto ao conteúdo do evangelho, ele já havia dito aos gálatas que se alguém pregar outro evangelho, seja anátema, e não deve ser aceito (Gl 1.8,9). Veja que em Gálatas, ele não está falando das motivações, se são falsas ou verdadeiras – com isso ele não se importa. Mas ele está falando do conteúdo da mensagem. Com isso ele se importa sim. Se o pregador alterar o conteúdo, seja anátema!

Em resumo, se você prega o evangelho verdadeiro, suas motivações não alteram o poder da mensagem (embora é bom ressaltar que o pregador deve ter motivos nobres para pregar). Mas se você prega o falso evangelho, não importa sua motivação, sua mensagem é maldita!

Eis aí um dos motivos pelos quais o falso evangelho proliferou. As pessoas pregam o falso evangelho e, ao invés de usarmos o texto de Gálatas para combater, usamos erradamente o texto de Filipenses e dizemos: “Ah, o importante é que Cristo está sendo pregado”. Mas isso não é verdade. O falso evangelho não anuncia a Cristo! Ele é maldito e deveria ser extirpado do nosso meio, não interessa quem esteja anunciando! Mas nós damos as mãos para a falsa pregação nos baseando numa interpretação errada de Filipenses...

Como disse Paulo no v. 16, ele defendia o evangelho. Que o engano vai crescer, isso é bíblico. Mas não é bíblico deixarmos de defender o evangelho e de alertar os que amam a verdade!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Eita Glóriaaaaaaaaaa \o/ o devocional em si está maravilhoso, mas este último parágrafo..... dá até um arrepio. Amém?

    ResponderExcluir