Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 25 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0233 - COMO O AMOR TRATA A HERESIA

 


“Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia” (1Tm 1.5).


Quando o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo sua primeira carta, ele tinha por objetivo que Timóteo “admoestasse a certas pessoas, a fim de que não ensinassem outra doutrina” (v. 3). Mas também o objetivo do apóstolo era que o combate ao aumento das heresias fosse feito pela maior virtude cristã, o amor!

Ele mostra três fontes de onde deve proceder o amor cristão: um coração puro, uma boa consciência e uma fé não fingida. Se ligarmos estas características ao contexto, veremos que um herege falha exatamente nesses três pontos, portanto, seu amor não pode ser verdadeiro.

Sobre cada uma destas características, poderíamos fazer sermões inteiros. Mas vamos nos bastar com seus pequenos apontamentos. Por “coração puro”, o apóstolo nos fala de um amor que surge de um coração sem interesses. Infelizmente, tanto na época de Timóteo, como hoje, muitos pregadores e pastores têm seu coração impuro e sujo, cheio de interesses pessoais e não de um amor limpo e altruísta.

Uma “boa consciência” é resultado natural de um coração puro. Se o coração de um pastor é puro e limpo para com o rebanho do Senhor, ele pode dizer como Paulo diante do Sinédrio: “Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje” (At 23.1). O autor aos hebreus também diz que quando nos aproximamos de Cristo pela fé temos o coração purificado da má consciência (Hb 10.22). O homem herege, por mais que grite, sua consciência não é boa. É acusada e atormentada porque seu coração não é puro.

Uma “fé sem hipocrisia” diz respeito a uma vida cristã inteiramente de acordo com a profissão de fé que foi feita, quando se diz que crê em Cristo. Paulo diz que “ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (1Co 12.3). Bem, o que vemos e ouvimos todos os dias são pessoas dizendo que Jesus é o Senhor. Mas a única profissão de fé válida é aquela que é feita mediante o convencimento interior do Espírito Santo na vida de quem Ele transformou. Dizer que Jesus é o Senhor não significa que foi pelo Espírito Santo (Mt 7.21). Mas quando é pelo Espírito Santo, essa confissão é válida.

Mas não é o que os hereges fazem. Eles não confessam a Jesus como Senhor, nem mesmo por sua mente carnal, quanto menos pelo Espírito Santo!

Por isso que Paulo deixa claro o intento de sua carta a Timóteo. E essa não deveria ser a nossa preocupação? Haja vista que deixamos muitas heresias correndo soltas em nosso meio, em nome da cordialidade cristã e outros nomes bonitos para coisa feia.

A mensagem de Paulo é atual, ela serve para hoje mais ainda do que para Timóteo. Certas pessoas estão ensinando outra doutrina, cujo coração é corrompido, a consciência é má e a fé é hipócrita! E nós estamos deixando. Será que isso não seria um problema do nosso coração?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Meu Deus, que devocional maravilhoso. Deus é muito bom e misericordioso, a Ele seja dado toda honra e toda Glória, amém!

    ResponderExcluir