Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0223 - DELAÇÃO DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

 


“Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento” (Hc 2.11).


A corrupção moral e econômica não é prerrogativa do nosso século nem do nosso país. É um mal que, como qualquer outro, tem sua raiz na Queda de nossos primeiros pais e infecta nossa essência assim que somos gerados no ventre da nossa mãe.

Temos presenciado em nossos dias um discurso sobre crise econômica e que a única maneira de evitá-la é explorando mais dos empregados – tanto com mais tempo de serviço como com menos recurso previdenciário. Em contrapartida, enquanto isso, os poderosos aumentam mais ainda seus exorbitantes salários e diminuem seu tempo de serviço.

Suas belas mansões são construídas, suas enormes fazendas são adquiridas, seus bens são multiplicados infinitamente com os recursos do trabalho alheio e, como diz o Senhor pelo profeta, “ajunta em sua casa bens mal adquiridos, para pôr em lugar alto o seu ninho, a fim de livrar-se das garras do mal” (v. 9)! Não parece o retrato do invasor de Judá e sim dos governantes do Brasil...

O profeta Habacuque também viu este mal se aproximando de sua terra, Judá, com este rei babilônio, cuja boca engolia todos os reinos que estivessem à sua frente (v. 5)! O excesso de poder fazia com que Nabucodonosor fosse soberbo (v. 4). Ele construiu seu reino com o sangue de outros povos (v. 8)! Por isso Deus está decretando através do profeta a sua derrota!

Assim também o Senhor fará com todos os governos humanos. Todos eles apresentaram aquilo que já existia em seu coração, a maldade, a imoralidade, a avareza, a corrupção, a injustiça e todos os males que procedem do coração caído do homem, como testificou Jesus (Mc 7.21,22). No dia do Juízo, sua sentença estará irrevogavelmente decretada.

O versículo lido no começo diz que até mesmo o material de construção usado para edificar suas casas luxuosas irá clamar contra esses injustos! “A pedra clamará da parede”, diz Deus. No último dia até o tijolo, o cimento, a madeira, a areia, a pedra e outros materiais darão seu testemunho “ocular” contra os opressores! Como se naquele dia pudéssemos escutar a voz da pedra e do caibro dizer: “Sim, Senhor! Estes injustos me usaram na construção de suas mansões com dinheiro ilícito e manchado de sangue”!

O apóstolo Tiago também diz em sua carta que isso acontecerá no dia do Juízo contra os injustos: “O vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes” (Tg 5.3).

Nenhuma injustiça ficará impune diante do Senhor de todas as coisas. Todos estarão diante dEle naquele dia, quer vivos, quer mortos. As sepulturas, o mar e as portas do além serão obrigados a devolver cada morto para prestar contas diante de Deus no Dia Final! E o Juiz que não aceita suborno julgará a cada um segundo suas obras (Ap 20.13)!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. Não vejo a hora... Minha alma está profundamente perturbada com tanta maldade.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, esta realidade está cada vez pior. Que Deus tenha misericórdia da gente.

    ResponderExcluir