Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 19 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0228 - CRISTO E A MALDIÇÃO DA LEI

 


“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)” – Gl 3.13.


Ao contrário do pensamento popular cristão sobre a lei, Deus jamais deu a lei com a intenção de salvar. A lei serviu para três coisas principais, entre outras: mostrar a santidade de Deus, revelar a incapacidade do homem e, finalmente, apontar para Cristo como Salvador.

Ao mostrar a santidade de Deus, a lei exibe a pureza moral divina, revelando quão santo Ele é e quão distante está dos seres pecaminosos. A lei é pura, santa e justa porque Deus é puro, santo e justo.

Ao mesmo tempo, a lei revela a incapacidade do homem de cumprir a vontade de Deus, por ser o homem pecador. Seu coração odeia a lei de Deus, pois a santidade da Sua lei afronta a pecaminosidade humana! Não há problema algum na lei de Deus, ao contrário, o problema está em nossa natureza decaída e amante do pecado.

Há basicamente dois aspectos na incapacidade humana diante da lei de Deus: o primeiro é que sempre estamos aquém daquela perfeição que Deus exige de Suas criaturas morais, ou seja, não conseguimos atingir o que deveríamos. O segundo é que sempre vamos além daquilo que Deus nos restringe em Sua lei, ou seja, quebramos aquilo que Deus nos proíbe. Em outras palavras, fazemos o que não deveríamos e deixamos de fazer o que deveríamos.

A questão é que quando não cumprimos a lei, ela nos resulta em maldição. Debaixo deste cenário, todos os homens estão sob maldição, pois não há sequer um que cumpra a lei de Deus! Aqui é que entra o terceiro propósito da lei: apontar para Cristo!

Enquanto a lei humilhou todos os homens que já existiram sobre a terra e deles zombou por não haver quem a cumprisse, Jesus Cristo cumpriu a lei completamente, sem deixar passar dela um só pequeno sinal! A lei nunca pôde apontar seu dedo amaldiçoador contra Cristo para acusá-lO de nada! Viveu uma vida perfeita, em total consonância com a vontade de Deus. Por isso não mereceu a morte, visto que ela é o salário do pecado (Rm 6.23) e Cristo jamais pecou!

É por isso que o texto que lemos diz que Ele “Se fez” maldição em nosso lugar. Ele jamais poderia ser maldição, porque Sua vida foi perfeita! Mas Ele Se fez maldição no lugar daqueles que Ele haveria de perdoar! A maldição que deveria cair sobre nós, pecadores, recaiu sobre Jesus quando, voluntariamente, foi pendurado no madeiro por amor dos salvos!

Quando lemos Levítico 26 ou Deuteronômio 28, encontramos uma série de maldições que a lei lançava sobre os que lhe desobedeciam. Qualquer maldição da lei que deveria cair sobre nós porque a desobedecemos, caiu sobre Cristo, quando Ele assumiu nossa maldição! Quando Ele assumiu nossa desobediência em Sua morte, Ele nos transferiu Sua obediência que teve em vida! Por isso o Pai nos vê justos como Cristo foi, porque viu Cristo maldito como nós fomos!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: