Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0234 - LÁBIOS INSTRUÍDOS ANUNCIAM A PÉROLA DE GRANDE VALOR

 


Há ouro e abundância de pérolas, mas os lábios instruídos são joia preciosa” (Pv 20.15).


Com o surgimento do pós-modernismo, o século 21 se caracterizou pelo “elogio à ignorância” (plagiando um pouco de Erasmo). Juntou-se a isso também o velho e antigo amor ao dinheiro. Como resultado, temos ambas as coisas em abundância em nossa geração, mas não em contraste, como este provérbio que lemos. Poderíamos parafrasear este versículo para retratar nossa sociedade mais ou menos assim: “Há busca de ouro e pérolas, e os lábios tolos são elogiados mais ainda”!

Todavia, conquanto o sábio reconheça o valor que têm o ouro e as pérolas, ainda assim, ele diz que lábios instruídos são mais preciosos. Obviamente, ele faz aqui um elogio à sabedoria. Como se quisesse dizer que de lábios cheios de sabedoria nós podemos angariar joias mais preciosas que ouro e pérolas!

É obvio também que para nossos contemporâneos, isso não passa de uma piada. Num mundo onde o deus é o dinheiro, as pessoas pouco se importam com a ignorância e a tolice. As pessoas admiram o tolo rico e desprezam o sábio pobre. Elas dizem: de que adianta ter sabedoria se não usa isso para ficar rico? Melhor ser burro e milionário!

Mas os crentes bíblicos avaliam o contrário: que adianta ser rico e não ter sabedoria? Aliás, a pergunta mais sábia já feita na terra: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” (Mt 16.26). Não vou falar dos crentes modernos, que dizem: Dá para ser rico e sábio... Sim, porém, se usar a sabedoria para ficar rico, mostra que é escravo de Mamom; e se usar a riqueza para investir em sabedoria, não sabe o que isso significa, pois dinheiro investe em conhecimento, não em sabedoria!

Agora, há uma sabedoria que, ao ser pronunciada por lábios instruídos, ela faz com que aquele que ouve a receba como uma pérola de altíssimo valor. Esta sabedoria é o evangelho. Jesus disse: “O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra” (Mt 13.45,46).

Existe, de fato, ouro e abundância de riquezas nesta vida. Mas quando os lábios instruídos pelo Senhor proclamam a Palavra do evangelho e da salvação, os valores retornam à sua devida escala! As palavras do evangelho superam qualquer ânsia por riquezas e fama, elas abalam o coração do que crê de tal modo que nada mais importa para ele, a não ser a beleza deste evangelho! Ele deseja esta nova pérola, a de grande valor, a pérola do evangelho! Ele deixará tudo o que o impede de adquirir esta pérola. Somente ela importa e tudo mais ficará para trás!

Foi assim com Pedro e seu irmão, Tiago e seu irmão, que deixaram as redes e seguiram a Jesus, foi assim com Mateus, que deixou a alfândega para seguir a Jesus, foi assim com inúmeros personagens na história que deixaram tudo, inclusive a própria vida, para seguirem o tesouro maior, a pérola de grande valor.

Pode ser assim comigo e com você. Quando entendermos que os lábios realmente instruídos são daqueles que anunciam o evangelho e que o valor destas boas novas é infinitamente maior do que tudo aquilo que nos chama a atenção neste universo!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Amém! através da Graça de Deus e a Misericórdia dEle, eu fui atingida por esta pérola. <3

    ResponderExcluir