Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0219 - SEM VESTE NUPCIAL

 


“Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes” (Mt 22.11-13).


Frequentemente, Jesus ensinava Seus ouvintes através de parábolas, ilustrações que clareavam a verdade que Ele queria transmitir. Às vezes, a parábola também servia para confundir, ou até mesmo ocultar a verdade, para que fosse revelada somente a Seus discípulos, como o caso da parábola do semeador. Jesus disse que não explicaria essa parábola, senão somente a Seus escolhidos (Mt 13.11).

Nesta parábola de Mt 22, há muitas comparações claras aos ouvidos dos fariseus que estavam debatendo com Jesus. Visivelmente eles compreenderam que aquelas últimas parábolas de Jesus se referiam a eles (21.45).

O rei que celebra as bodas de seu filho representa Deus e Seu Filho Jesus Cristo (v. 2). Ao chamar os convidados para as bodas, os servos que fizeram isso representam os profetas e os convidados são os judeus (v. 3). Ao rejeitarem o convite do rei, aqueles convidados até agrediram e mataram os servos do rei (v. 6). De fato foi o que aconteceu com os profetas e apóstolos – foram mortos pelos judeus. Deus Se irou contra eles, exterminou-os e lhes incendiou a cidade: sabemos o que aconteceu a Jerusalém no ano 70!

Os próximos convidados vieram à festa, mas entre eles havia bons e maus (v. 10). O rei, andando por ali, percebe que há um que não traja as vestes nupciais – uma desonra para o anfitrião! Esses próximos convidados que lotaram a sala do banquete representam os gentios que aceitaram o convite do evangelho. Todavia, nem todos são realmente salvos! Há pessoas que vêm a Cristo, mas permanecem com suas roupas sujas do pecado!

No Dia do Juízo, Deus vai olhar para nós e o que Ele quer ver são as vestes de justiça de Cristo colocadas sobre nós. Deus não aceita ninguém em Sua presença alegando justiça própria! Isaías disse que nossas justiças diante de Deus são como o trapo da imundícia (Is 64.6)! Se quisermos ser aceitos por Deus, tem que ser com os atos de justiça de Seu Filho e não os nossos!

Há muitos crentes que pensam ser justificados, mas permanecem com suas roupas de réus! Os justificados recebem uma nova roupa, por isso Paulo sempre diz: “Revesti-vos do novo homem” em suas cartas (Ef 4.24; Cl 3.10). Isto significa novo modo de andar e proceder!

Vamos aprender uma coisa de uma vez por todas: ninguém pode se apresentar diante de Deus com suas próprias obras e ser aceito! E se nos dizemos aceitos por Deus, nossas obras têm que ser diferentes das que tínhamos antes! Para que não venhamos ouvir a frase final da horrível sentença: “Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes”.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: