Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0222 - A PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS

 


“Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo” (Mt 21.28-31).


Perto de concluir Seu ministério terreno, Jesus conta uma série de parábolas aos Seus ouvintes, a maioria oponentes judeus, parábolas essas que confrontam a postura deles em relação à sua rejeição do Filho de Deus como Messias. Uma delas é esta, a parábola dos dois filhos, em que, o filho que diz que vai e não vai, representa os judeus e o outro que se arrepende e vai representa os gentios.

Os judeus pensavam que somente eles eram filhos de Deus. Nesta parábola, Jesus mostra que há muitos gentios que também são filhos de Deus, além de alguns judeus. Jesus não nega nesta parábola que muitos judeus realmente sejam salvos.

Mas Ele mostra que muita gente fora de Israel também é salva e que, inclusive, entrará no reino de forma muito mais abundante do que eles, que são considerados povo de Deus desde a antiga aliança, porque se arrependeram e creram. Jesus diz: “Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele” (vs. 31,32). 

Mas ainda há outras lições aqui. Primeiro, encontramos que filhos também são trabalhadores. Há muita gente hoje na igreja dizendo desfrutar da relação de filhos de Deus, mas se recusam a trabalhar para Deus. É claro que servir não torna ninguém em filho, mas todo filho de verdade serve.

Segundo, somos ensinados que Deus não leva em conta somente aquilo que falamos, mas também aquilo que fazemos. O primeiro filho disse que iria trabalhar e não foi. Mas os ouvintes concordaram que quem fez realmente a vontade do pai foi o segundo, que, no fim das contas, mesmo tendo dito que não ia a princípio, depois foi trabalhar.

Terceira lição é que não adianta apenas ir trabalhar para Deus sem antes se arrepender. O segundo filho disse que não ia trabalhar, mas antes de ir, ele se arrependeu. Isso serve para judeus também. Se querem realmente provar que são filhos de Deus, têm que se arrepender como os demais e devem crer, não em João Batista, mas no Filho de Deus! Há um segmento cristão que acha que Israel tem um plano especial de salvação, que não precisa passar pelo arrependimento como os gentios. Isso nunca foi verdade. Sem arrependimento e fé jamais houve salvação na Bíblia.

Todos nós, gentios ou judeus, nos identificamos com um destes dois filhos. Muitos dizem sim para o serviço de Deus, mas não o realizam; outros dizem não, mas depois se arrependem e vão. Se de fato somos filhos, cedo ou tarde vamos nos arrepender e provar nossa lealdade a Deus. Os que não são filhos jamais se arrependerão. Seu destino é outro, seu lugar não é na casa eterna do Pai!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: