Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0230 - BABILÔNIA CIENTÍFICA

 


“Porque confiaste na tua maldade e disseste: Não há quem me veja. A tua sabedoria e a tua ciência, isso te fez desviar, e disseste contigo mesma: Eu só, e além de mim não há outra” (Is 47.10).


É notório que a cada avanço da humanidade em termos de sabedoria e ciência, tanto mais os homens se afastam de Deus. O homem fica embevecido por suas descobertas e esse êxtase o faz derrotado diante de sua responsabilidade moral – ele rejeita Aquele que o permite fazer suas descobertas!

Babilônia também passou por esse mesmo processo. Levou cativos muitos povos, desenvolveu maravilhosas arquiteturas, entre as quais, uma das sete maravilhas do mundo antigo, os jardins suspensos de Nabucodonosor. Todo avanço científico da época estava em suas mãos e esse reino caía diante do fator moral decisivo: “Não há quem me veja”!

Ter sabedoria e adquirir ciência não é pecado. Afinal, Deus é a fonte de toda ciência. Em Cristo “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Cl 2.3). O problema é sempre a postura do homem diante do fator moral aqui envolvido. Ele está diante de Deus, que o permite desenvolver sua sabedoria e ciência, no entanto, o homem retribui retirando a glória de Deus, não Lhe dando graças – por isso são indesculpáveis (Rm 1.20-22). Paulo diz: “Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos”.

O apogeu da busca humana é a felicidade, a paz de espírito e a imortalidade. Entretanto, a busca humana falha em parar um minuto só e ouvir o Criador sobre sua felicidade. Quando o homem busca sua própria glória, não encontra a felicidade, porque ele não foi criado para sua própria glória. Ele foi criado para a glória de Deus (Is 43.7). Quando Deus busca Sua própria glória, Deus Se interessa pela felicidade do homem, pois se Ele fez o homem para Sua glória, então só haverá felicidade para o homem quando este buscar a glória de Deus em tudo! Os homens pensam o contrário sobre Deus. Que Ele é egoísta e arrogante ao querer a glória somente para Si.

Nessa tentativa de usurpar o que não é seu, o homem perde o que busca – a felicidade. Foi o que nossos primeiros pais fizeram no jardim. Tentaram usurpar o que não lhes pertencia e perderam o que era seu.

A Babilônia existe figuradamente até hoje. Ap 17 e 18 fala da mulher, a grande meretriz, que é chamada de Babilônia. É o sistema antideus, que se opõe a tudo que pertence a Deus. É o sistema corrupto tanto político como religioso de todos os tempos, que sobrevive do orgulho e toma de sobremesa o sangue dos servos fiéis de Deus (Ap 17.6; 18.24).

A palavra final para esse sistema permanece. E diz: “Então, um anjo forte levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada” (Ap 18.21). E a palavra para os servos de Deus é: “Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (v. 4).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: