“Daí por diante,
passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino
dos céus. Caminhando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado
Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E
disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles
deixaram imediatamente as redes e o seguiram” (Mt 4.17-20).
Depois da prisão de João Batista, Jesus Se retira de Nazaré e vai morar em Cafarnaum, para que se cumprisse o que o profeta Isaías disse: “Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” (vs. 15,16; cf. Is 9.1,2).
Entretanto, a pregação de Jesus não é do tipo de autopromoção, não é cordial aos ouvintes, não faz propaganda de Si mesmo, como se dissesse: “Venham até a Mim, porque Eu sou o cumprimento das profecias”. Não! Sua pregação era sobre arrependimento! O v. 17 nos diz isso. O discurso de Jesus queria dizer que para sair das trevas para a luz era necessário caminhar pelas vias do arrependimento!
Tudo indica que, ao ver os dois irmãos, Simão e André, Jesus também continuou com Seu discurso de arrependimento. E quando os chamou após Si, o resultado foi que eles deixaram imediatamente as redes e O seguiram. Eles não seguiram a Jesus por havê-los chamados para uma nova profissão, mas porque Suas palavras, ao pregar sobre arrependimento, compungiu o coração daqueles irmãos!
Aqueles homens cuja pele era queimada pelo sol, que passavam noites e noites em seu investimento e labuta, agora ouviram um chamado que lhes causou mudança de mente. Um chamado ao arrependimento vem antes do chamado ao ministério. Agora sua pele se queimará e muitas noites serão perdidas em busca de almas para o reino de Deus, não mais em busca de peixes.
Só quem ouve interiormente a voz do Filho de Deus pode realmente se arrepender. E só quem se arrepende verdadeiramente pode seguir Ao que o chamou. E só quem segue Ao que o chamou é que pode se tornar um pescador de homens. A ordem é essa: chamado, arrependimento, discipulado e ministério!
Que nós possamos dar amostra clara do nosso arrependimento
quando fomos chamados. Os arrependidos serão feitos por Cristo pescadores de
homens, mas antes disso, devem seguir a Jesus. Ninguém pode assumir um
ministério se antes não estiver seguindo a Cristo, depois de haver deixado toda
sua vida antiga para trás. Seguir a Cristo e ser pescador de homens não é glamour, mas é a prova mais verdadeira
do nosso arrependimento!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém!
ResponderExcluir