Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0232 - O GOVERNO DOS HOMENS É PASSAGEIRO

 


“Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação. Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos” (Sl 146.3,4).


Desde que pecamos em Adão, nós, a humanidade, ficamos distantes do governo de Deus e o resultado é que, ora nos digladiamos, combatendo pelo poder a fim de dominar outros, ora nos submetemos servilmente aos que entre si digladiaram e tomaram o poder à força! Em decorrência disso surgem revoltas, conspirações, medo e outras reações diante dos domínios pecaminosos a que estamos submetidos entre nós.

Por outro lado, há também a tendência de confiarmos no governo de outros. Nosso país é um exemplo de como parte da população idolatra seus governantes ou sua ideologia. Numa sociedade humana contaminada pelo pecado, todos os esforços pelo poder, ou todas as guerras anarquistas contra o poder, ou toda confiança no poder é tudo distorcido e igualmente pecaminoso!

Há milhares de anos, o salmista disse: “não confieis em príncipes”. Mesmo vivendo em um ambiente monárquico, o salmista sabia que confiar no governo humano é vaidade! Se este salmo foi escrito depois do cativeiro, o autor dele tinha consciência de como todos os reis pré-exílicos foram indignos da confiança da nação. Ele sabia que os príncipes não passavam de homens e que neles não há salvação.

Constantemente, em conversas sobre política, ouvimos as pessoas depositarem sua esperança em um certo partido, ideologia, ou pessoa. Imaginam que se fosse fulano ou beltrano no poder, as coisas seriam diferentes, seriam melhores. Entretanto, se esquecem de que tudo isso se trata da humanidade, pedaços de carne, em quem não há salvação!

O salmista diz: “sai-lhe o espírito, volta para a terra”. Os governantes não passam de um vapor, como qualquer outro ser humano. Seus ideais e pensamentos perecem no mesmo dia. Eles morrem, eles passam, sua ideologia se esvai e logo outra a substitui.

Mas no próximo versículo, o autor nos mostra como deve viver um crente: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus”. Todos os governos humanos vieram e se foram, mas o governo divino dura para sempre. Os versículos posteriores mostram a glória infinita desse Ser Soberano e eterno.

Ele que criou todas as coisas e guarda Sua verdade para sempre (v. 6). Ele que faz justiça aos oprimidos e sustenta de pão (v. 7). Ele que opera cura física e psicológica (v. 8). Ele que opera saúde social (v. 9). Por isso que Ele reinará para todo sempre e somente Ele merece ser louvado (v. 10)!

Tudo que os homens nos impõem hoje tem um prazo de validade. Suas ameaças, seu poder, sua trama terão um fim o mais breve possível, porque são pó. Mas as palavras do Senhor permanecem eternamente.

Encerro com as palavras de Jeremias: “Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” (Jr 17.5,7).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Um comentário: