Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0229 - O SALVADOR VEIO DE FAMÍLIA PECADORA

 


Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar teve de Judá, pela prole que o SENHOR te der desta jovem. Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho” (Rt 4.12,13).

Nos dias dos juízes em Israel, houve uma mulher cuja história marcou a nação de Israel para sempre. Essa mulher foi Rute, uma moabita, não israelita, mas que deixou sua nação para seguir o Deus de sua sogra Noemi, o Deus de Israel.

Noemi havia se mudado com a família para Moabe, porque em Belém não havia pão (Belém, em hebraico, significa “casa do pão”). Naquela terra, seus dois filhos se casaram, e um deles foi o esposo de Rute. Mas morreram naquela terra não somente o marido de Rute, mas seu cunhado e seu sogro.

Ela e sua sogra voltaram, ambas viúvas, para a terra de Belém. Mas Rute conheceu Boaz, um senhor bondoso e parente próximo do falecido sogro dela. Segundo a lei de Moisés, o parente mais próximo poderia resgatar a viúva, caso ela não tivesse filho, para que o nome de seu falecido marido não ficasse no esquecimento. Boaz então, se casa com Rute e estas são as felicitações que todo o povo e os anciãos de Belém desejaram a Rute, que sua casa ou família fosse como a casa de Perez, filho de Judá com Tamar.

O problema é que Tamar era nora de Judá. Em Gn 38 encontramos a história de como Judá teve relações com sua nora e a engravidou de gêmeos!

Tanto essa história antiga e feia entre Judá e sua nora, como a história de Rute, uma estrangeira se casando com um dos filhos de Israel, vieram a fazer parte da genealogia de Jesus (Mt 1)! O evangelista Mateus faz questão de citar os nomes das mulheres pecadoras na genealogia de Cristo, algo estranho e incomum nas narrativas judaicas.

Mas não era só isso. Boaz era filho de Raabe, a prostituta que protegeu os dois espias que Josué enviou para observar a cidade de Jericó e que depois foi salva quando Israel conquistou aquela cidade (Mt 1.5)!

Como nos mostra esse episódio, os antepassados de Jesus estavam envolvidos em pecado, como toda humanidade. Mateus, quando cita os nomes das únicas mulheres no mínimo suspeitas em sua genealogia, ele está querendo dizer que Jesus veio, de fato, como disse o anjo a José, para salvar o Seu povo de seus pecados (Mt 1.21).

Quando lemos a história desses pecadores na Bíblia, nossa esperança se acende! Cristo veio para salvar pecadores de seus pecados! E nem mesmo Seus antepassados estavam livres disso! Eles mesmos precisaram do Salvador! Por isso Maria cantou: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46,47). Seu próprio filho era seu Deus, seu Salvador!

O filho de Rute, que nasceu de seu casamento com Boaz, recebeu o nome de Obede que, em hebraico, quer dizer “servo”. De fato, esse significado foi um dos adjetivos atribuídos a Cristo Jesus, tanto pelo profeta Isaías (o “Servo do Senhor”), como também, posteriormente, o próprio Jesus disse a Seus discípulos: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.45).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários:

  1. Graças a Deus por Jesus na nossa vida🙏
    De Loide

    ResponderExcluir
  2. Amém! Como é bom perceber que os significados da época sempre apontava para Cristo. <3

    ResponderExcluir