sexta-feira, 11 de abril de 2025

A VIDA EM FAMÍLIA - PARTE 11 (ERRO DOS FILHOS - DESOBEDIÊNCIA)

 


Ouça! A obediência é melhor que o sacrifício, e a submissão é melhor que ofertas de gordura de carneiros” (1Sm 15.22 – NVT).


Não há dúvida nenhuma de que o perigo que mais cerca a vida dos filhos é o perigo claro da desobediência. Este pecado é antigo, quase o primeiro a ser cometido no jardim. Só perdeu para o pecado da cobiça e da incredulidade. Aliás, é isto que é a desobediência, fruto do orgulho, de alguém que acha que não precisa de nada nem ninguém, e da incredulidade, de alguém que acha que não precisa do conselho de ninguém. Eis o risco que assedia os filhos.

O caminho para a desobediência dos filhos em uma família não é difícil de encontrar. Ele pode vir através de vários fatores, como o mau exemplo dos pais, que falam muito, mas não fazem; a falta de autoridade, quando os pais deixam os filhos fazerem, dizerem e determinarem o que querem; a falta ou o excesso de correção; a ausência disciplinar da Palavra de Deus na mente dos filhos, uma vez que falamos aqui de famílias cristãs; a crise da idade adolescente; enfim, são muitas placas que indicam o caminho da desobediência para os filhos; não dá para enumerar.

O fim para onde leva este caminho é sempre o da tristeza, decepção, visto que os pais esperavam outra coisa de seus filhos, é o fim da perdição e, muitas vezes da morte. Há filhos que, mesmo depois que se casam, mantêm em seus corações mágoas contra seus pais e, além disso, lhes negam a devida honra.

Só se pode vencer o caminho da desobediência através de uma compreensão consciente dos valores cristãos. Falarei apenas dos dois valores que se opõem aos dois pecados que geram a desobediência. São estes valores a humildade (que se opõe ao orgulho) e a confiança (que se opõe à incredulidade).

Os filhos precisam raciocinar que não sabem tudo. O fato de serem mais jovens e viverem em um mundo diferente do mundo de seus pais não os torna mais inteligentes ou experientes, pois, embora o mundo mude, o ser humano é sempre o mesmo. O orgulho dos filhos, sua desconfiança para com os pais, sua rebeldia da idade crítica, tudo isso seus pais já passaram e sabem onde isso vai dar. Muitos filhos acham que descobriram o fogo ou inventaram a roda quando pensam que sabem mais que seus pais.

Mas como filhos cristãos, eles precisam admitir que estes pecados contra os pais, que os levam à desobediência, são pecados contra Deus, que os colocou nessa família desde que nasceram. Será que Deus errou ao colocar você, filho, nessa família que você está? Deus te fez nascer no ambiente errado? Se Ele tem um plano em sua vida, que plano é este que já começou errado, ao colocar você em uma família errada? Que Deus é esse? Soube construir o universo e não soube onde colocar você? Não, meu filho, não peque contra Deus!

Incline-se para as palavras do profeta: “A rebeldia é um pecado tão grave quanto a feitiçaria, e persistir no erro é um mal tão grave quanto adorar ídolos” (1Sm 15.23 – NVT). Nunca vi a rebelião levar alguém para um destino agradável. Portanto, acredite: a obediência vem da confiança e da humildade. E ela vale muito a pena!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. É infelizmente muitos filhos hoje não obedecem e não horam seus pais e isso é triste que o pai celestial me dê sabedoria e visão para guiar meus pequenos no caminho certo o da palavra de Deus

    ResponderExcluir