quinta-feira, 10 de abril de 2025

A VIDA EM FAMÍLIA - PARTE 10 (TENTAÇÃO MASCULINA)

 


Ela o seduziu com as suas muitas palavras... E, num instante, ele a seguiu, como um boi que vai para o matadouro... até que uma flecha lhe atravesse o coração. Ele era como a ave que corre para dentro do alçapão” (Pv 7.21-23).


Não temos focado em todas as circunstâncias que ameaçam a vida em família, pois fazê-lo seria uma tarefa imensa, descabida para pequenas reflexões, por isso, preferimos colocar nossa lente em ameaças mais específicas, ainda que, talvez, não sejam as principais, porém, inegavelmente são importantes para as partes observarem sobre si mesmas. Nosso objetivo não é destruir a imagem, seja do solteiro, da mulher casada nem do seu marido, tampouco de filhos ou de homens e mulheres como pais e mães. Antes é alertar a cada parte, ainda que não de tudo, mas de situações que podem servir de lições para nossa segurança.

Quanto ao homem casado, entre tantos desafios que o cercam, dos quais poderíamos falar, iremos enfatizar aqui uma fraqueza geral, a fraqueza para o encanto feminino fora do seu lar. Se soubessem os solteiros que essa tentação não se acaba quando se casa, eles não levariam isso como justificativa primordial para se casarem. Você, rapaz, não é tentado nessa área porque não é casado. Você será tentado mesmo após se casar. A questão não está na falta de uma mulher ao lado nem na existência das outras lá fora, mas dentro de cada um de nós, tanto homens quanto mulheres, mas hoje, especificamente, falando de homens.

Salomão advertiu a “seu filho” (figuradamente, a todo que lesse seus provérbios) que bebesse “a água da sua própria cisterna e das correntes do seu poço. Por que você derramaria as suas fontes lá fora, e os seus ribeiros de água pelas praças?” (Pv 5.15,16). A figura aqui quer dizer que sua esposa é sua cisterna e seu poço, da qual você desfruta de seus prazeres com ela, que são as correntes das águas. Lá fora, pelas praças, há outras nas quais muitos vão lá derramar suas fontes, mas por que você faria isso? diz o sábio. Há muitos porquês, há muitas razões que homens casados inventariam para responder ao rei, mas... veja a razão que ele dá para você não fazer isso – “os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas” (v. 21).

A questão não é porque você é casado, não é porque alguém pode descobrir, a razão é que estamos filmados na câmera dos olhos do Senhor por dentro e por fora! Não é por causa de homens, mas por causa do Senhor! Se estamos falando para cristãos, então a resposta não está nos embaraços humanos que isso pode trazer, mas em como fomos covardes em ferir a santidade do Deus que dizemos servir.

A única forma de ser livre desse mal que nos cerca é dito pelo sábio: “Meu filho, guarde o mandamento de seu pai... Tenha-os sempre amarrados ao seu coração... Quando você andar, essa instrução o guiará; quando você se deitar, ela o guardará; quando acordar, falará com você... Eles o protegerão da mulher perversa e das lisonjas da mulher estranha” (Pv 6.20-22,24). Encha sua mente e seu coração com a Palavra e fuja de caminhos tais como estes tanto na mente como na prática!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários:

  1. Sabia palavra desta estudo muito bom edificante nos precisamos muito deste incentivo nos fortalece a vencer as tentação viver um vida que agrade senhor

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo uma lição que fica pra vida e para que não se erre mais

    ResponderExcluir