“Porque andamos por
fé, e não por vista” (2Co 5.7).
Um dos maiores entraves dos cristãos de nossos dias é o desafio de andar por fé. Há uma confusão generalizada sobre o que significa viver pela fé. Como exemplo, a maioria das pessoas pensa que viver pela fé é o sujeito não trabalhar e achar que Deus irá sustentá-lo. Paulo diz: “Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também” (2Ts 3.10). Então, fica claro que isso não é viver pela fé.
Outros pensam que andar pela fé é viver fazendo loucuras em nome de Deus, entrando em hospitais, mandando enfermos se levantar, invadindo centros de candomblé, expulsando demônios, ungindo a cidade, “tomando posse de territórios”, declarando que cidade tal é de Cristo Jesus, essas coisas e outras mais. Porém, isso também não passa de sandice maluca.
Na Bíblia, a fé nunca foi desprovida de razão. Jamais Deus pediu para crermos em algo que não existe. Muita gente diz que a fé é a certeza das coisas que não existem... isso não é fé, é irracionalidade! A Bíblia diz que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1). As coisas não se veem, mas são coisas, elas existem. Essas coisas se esperam, portanto, elas existem.
Outra coisa que não é fé e que anda presente no coração de muitos cristãos de hoje é o sensibilismo... As pessoas são imensamente guiadas por aquilo que sentem e atribuem seu sentimento à voz e à direção de Deus! Frequentemente ouvimos: “Eu senti Deus me falar”! E outras coisas parecidas. Mas Paulo rejeita isso. Andar por fé não é seguir vozes que ressoam em nossas cabeças! Não é crer na empolgação da alegria e fugir no tremor do pânico!
O que Paulo diz sobre o crente andar por fé aqui nesse texto, é que ele anda na confiança daquilo que Cristo disse. O Senhor disse que um dia estaremos com Ele, portanto, o crente verdadeiro, aquele que anda por fé, crê nisso, ainda que não esteja vendo! Ele não espera ver para crer. Ele crê porque foi Jesus quem falou!
Andar por fé é crer tranquilamente naquilo que está escrito na Palavra de Deus e, de tal modo, que essa fé produza descanso. Não passividade, mas repouso confiante em saber que quem cuida de nós foi quem escreveu Sua revelação na Escritura! E o que Ele mais quer é que Seus filhos confiem no que Ele disse. Afinal, nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Dt 8.3).
Quem anda por fé e não por vista agrada a Deus, porque
antecipa os acontecimentos. Ele não é tomado de surpresa porque, ao confiar na
Palavra de Deus, ele não se abala com os eventos à sua volta. Ele não deposita
sua esperança no homem, no governo humano, na política, na justiça humana nem
nas avaliações feitas pelo homem. Ele confia na Palavra de Deus, pois tudo
passará, menos as palavras do nosso Deus! “E
o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus
permanece para sempre” (1Jo 2.17).
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém 🙏 tantas verdades nessas palavras.
ResponderExcluirGlória a Deus!
ResponderExcluir